sábado, 10 de outubro de 2009

COLD SUN - Dark Shadows (1969 US Psychedelic)


BANDA TEXANA PSICODÉLICA DE PRIMEIRA LINHA!! ESTA POSTAGEM TEM O "CHARME" DE TER AQUELE VELHO "ESTALINHO" CARACTERÍSTICO DO VINIL!! MAS NÃO ATRAPALHA EM NADA O SOM, POIS SÃO ESTALINHOS ALTAMENTE SUTIS E QUE FAZEM O ENCANTO DE QUALQUER BOA CRIATURA QUE APRECIA O VELHO, INESQUECÍVEL E BOM BOLACHÃO!! OS CARAS ERAM DA MESMA ÁREA DA BANDA "13th FLOOR ELEVATOR" E AINDA ERAM TODOS FÃS DESTA BANDA!! A INFLUÊNCIA É NITIDA NESTE DISCO E JÁ NA PRIMEIRA FAIXA O SOM LEMBRA MUITO "13TH FLOOR ELEVATOR" E EM OUTRAS A BANDA "KALEIDOSCOPE""!! OS CARAS ERAM MUITO LOUCOS E UMA PROVA DISSO É A FAIXA Nº 5 "SOUTH TEXAS" QUE MAIS TARDE OS CARAS CONFESSARAM QUE ELA FOI FEITA "ENCHARCADO DE PEYOTE"!! SÓ AÍ DÁ PRA SE TER IDÉIA DE QUEM ERAM OS CARAS!! EXCELENTE ALBUM E PSICODELIA ALTAMENTE RECOMENDADA A TODOS OS APRECIADORES!!
COLOCO AQUI UMA DAS PARTES FINAIS DA HISTÓRIA DOS CARAS E QUE RESUME A RARIDADE E O QUE É ESTE DISCO:

"...Por volta de 1973, o baixista do Cold Sun, Mike Ritchey, se apropriou das fitas master da Sonobeat e produziu um acetato a partir delas. A principal razão era que ele queria desfrutar das gravações – das quais ele não participou – ouvindo-as em um equipamento comum de alta fidelidade. Até onde se sabe, apenas um acetato foi produzido e permaneceu em posse de Ritchey. Certa vez, ele tocou o acetato para Roky Erickson escutar. Roky Erickson (o cara do 13th Floor Elevator) ficou surpreso, pois nunca havia ouvido falar do Cold Sun e tampouco conhecia as habilidades de compositor de Bill Miller. Assim que Miller confirmou, Roky desafiou o amigo:

ROKY: “E agora, Bill, quem é o compositor nesta banda?”
BILL: “É você, Roky. Por que eu iria querer Bill Miller como compositor se eu tenho Roky Erickson? Você acha que eu sou burro?

Pouco depois disso, o acetato do Cold Sun e a própria banda desapareceram da face da Terra. A única pista deles a partir de então, foi uma breve entrevista de 1976 se referindo a Bill Miller. Depois disso, demoraria 13 anos até que alguém ouvisse falar de Cold Sun novamente.

Em 1989, Rich Haupt e seu parceiro Mark Migliore, donos da gravadora Rockadelic, sediada em Dallas, no Texas, foram visitados por Michael Ritchey, que conhecia Migliore de longa data. Ritchey queria que eles ouvissem um material de sua “velha banda”, conforme o relato de Haupt: “Era um acetato com três ou quatro músicas de uma banda chamada Cold Sun. Nem é necessário dizer que quando nós ouvimos esse material, nós ficamos completamente pirados. Michael manteve Mark em contato com Bill Miller e ele tentou negociar um contrato para lançar o material. Depois de muitas conversas, Mark desistiu e concluiu que essas canções jamais seriam lançadas, pois Bill estava inflexível na posição de NÃO lançá-las. Perguntei para Mark se eu poderia fazer uma tentativa e, depois de muitas horas no telefone, acho que convenci Bill de que o material era simplesmente MARAVILHOSO e de que seria uma vergonha privar as pessoas de escutarem um LP com aquelas músicas. Bill finalmente concordou, mas ainda havia alguns detalhes que estavam dificultando. O maior obstáculo era com respeito ao nome da banda. Michael Ritchey, que era o responsável por manter a bola rolando (apesar dele ter entrado na banda DEPOIS das gravações) insistiu que o nome da banda era / deveria ser Cold Sun. Por outro lado, Bill insistiu que o nome da banda era Dark Shadows, que foi um nome que ele inventou anos depois da banda ter se extinguido. Eu me comprometi a imprimir ambos os nomes na capa frontal do LP. A segunda grande questão era com respeito ao conteúdo textual suplementar na capa do LP. Bill queria que as suas extensas notas fossem impressas na capa do LP, enquanto Michael queria inserções mais simples. Novamente, eu me comprometi em colocar as notas de Bill em metade da capa e as de Bill em outra metade. Não há dúvida de que esse é o melhor LP que a Rockadelic já teve o privilégio de lançar e Bill também ficou contente com o resultado final. Se dependesse de mim, eu teria prensado MUITAS cópias do álbum em LP e CD através dos anos. Mas eu tive que manter a minha palavra e prensar apenas 300 cópias, todas em vinil.”

Deve ser ressaltado de que o acetato não foi a fonte do LP lançado pela Rockadelic. Foram usadas cópias das fitas master originais da Sonobeat, que ainda estavam em poder de Miller. O acetato apresenta apenas dois terços do material presente no LP e encontra-se em estado precário de conservação, o que não impediu que ele atingisse o preço de 10000 dólares recentemente no mercado de colecionadores de discos raros.

Aqui estão alguns comentários de Bill Miller sobre as faixas do álbum de sua banda, o Cold Sun:

01 - Ra-Ma:
“Todo o baixo que você ouve no segmento onírico do começo é apenas o meu polegar fazendo linhas de baixo na harpa enquanto toco outras cordas com meus dedos... Será que a harmônica atrapalha? Ou será que a harmônica ajuda? Acho que ficou bem em ‘Ra-Ma’. Josey gostou da canção desse jeito. Ele sorriu. Concluí a canção na primeira tomada. Eu toquei a guitarra-base na primeira parte enquanto cantava ‘Crocodiles line the banks...’ etc. Eu compus as linhas de guitarra nessa parte e não queria que John perdesse tempo com isso. Ele estava muito ocupado com as outras partes. Mais tarde, é claro, ele aprendeu a primeira parte para as apresentações ao vivo. ‘Ra-Ma’ soa melhor ou pior, agora que você sabe que a letra é sobre Mu?”

02 - Here In The Year:
“Com respeito à edição final, Josey disse: ‘Está tão bonito... Realmente, você não vai deixar Tom colocar barulho nisso?’. Mais tarde, sorridente, eu contei isso para Tom. Sua resposta foi: ‘bem, só lamento’. Esta canção não foi influenciada por peiote. Foi uma previsão sobre a Internet – mas com ligações para a ethernet. O verso original era ‘Here in the year 1969.’ Inacreditável, não? Bem, já era 1970, finalmente. E as dúvidas acerca das negociações de Josey com a Columbia para o lançamento do álbum motivaram a alteração da letra.”

03 - See What You Cause:“Este é um tributo óbvio ao Roky Erickson, a quem eu nunca havia encontrado pessoalmente até aquele momento. Eu era até competente em compor canções para o Roky, mesmo naquele tempo. E isso veio bem a calhar quando eu fiz o arranjo de canções como ‘Bloody Hammer’, ‘Night Of The Vampire’, ‘Two Headed Dog’ e outras.”

04 - Twisted Flower:
“O solo de baixo no comecinho é, de fato, uma harpa. A batida da bateria começa e, então chega a harpa elétrica com o toque pesado das cordas imitando o som do baixo. Então Waugh toca no que parece ser um ‘dueto de baixos’ antes da guitarra e da harpa elétrica incendiarem de vez a música.”

05 - South Texas:
"Inspirado em um fim-de-semana no Sul do Texas com duas garotas da cidade de Corpus Christi e uma grande tigela cheia de peiote em um drive-in de um restaurante mexicano com aquelas grandes tortilas fritas. Havia um motel repleto daquelas pequenas lagartixas na parede. E as lagartixas tinham vozes. Pelo que eu sei, o peiote gera mais alucinações auditivas do que qualquer outra droga. Às vezes, Tom McGarrigle soava como uma lagartixa com a sua guitarra.”
06 - For Ever:
“Esta composição é 100% minha. Foi totalmente escrita por mim, tanto a letra quanto a música."

07 - Fall:
“Herman Nelson escreveu mais para Josey do que eu pude perceber. Eu até havia me esquecido de que ele havia composto a melodia e escrito a letra de ‘Re-Birthday’, da banda Mariani. Eu me lembro de dois versos que ele escreveu para a canção ‘Fall’, do Cold Sun: ‘Willow binds like steel/ from your lotus wheel’. E, de fato, esses versos foram escritos para uma outra canção. Se eu tivesse usado esses versos na canção que ele pretendia, você ouviria o seguinte: ‘You may never see what you cause/ You may never see what you cause/ Willow binds like steel/ from YOUR lotus wheel/ from YOUR lotus wheel’. Divertido, não?”

TOM McGARIGLE - Guitar
BILL MILLER - Electric Autoharp
HUGH PATTON - Drums
MIKE WAUGH - Bass

01.South Texas - 5.19
02.Twisted Flower - 3.02
03.Here in The Year - 8.53
04.For Ever - 4.26
05.See What You Cause - 3.41
06.Fall - 7.12
07.Ra-Ma - 11.18
08.Live Again [Live Bonus 1972] - 10.18
09.Mind Aura [Live Bonus 1972] - 7.26

http://uploadmirrors.com/download/18YAEFBW/Cold_Sun_-_Venenos.rar

http://www.mediafire.com/?r7xh3xcbus4mgpk

http://rapidshare.com/files/291226101/ColdSund_Venenos.rar

2 comentários:

Anônimo disse...

Hi Luiz Carlos,
Thanks to re-post this great psych album of this texan band.
Thanks too for all your efford to re-post the old posts.
Buckeye

David Neto disse...

Esse é um dos melhores álbuns q conheci aqui. Muito bom!