terça-feira, 30 de março de 2010

REQUEST: Jards Macalé - Só Morto (Burning Night) (1970 Brazilian Rare MPB)

HIGH RARITY!! ALTÍSSIMA RARIDADE!!
RARIDADE PURA ESTE COMPACTO DUPLO DE JARDS MACALÉ!! QUEM ENCONTRAR ESSE E.P. POR AÍ EM ALGUM SÊBO OU ALGO PARECIDO, AGARRE-SE NELE, E CASO NÃO TENHA, ARRUME DINHEIRO E LEVA PRA CASA, POIS NÃO SE ARREPENDERÁ, VISTO QUE NÃO EXISTEM MAIS POR AÍ!! ESTE COMPACTO É UMA DAS MAIS PURAS RARIDADES BRASILEIRA!! ESTA REBELDIA CRIATIVA DE JARDS MACALÉ É MPB DA MELHOR QUALIDADE!!! UM FRASCO PEQUENO, MAS DE PODEROSO VENENO DA MPB SETENTISTA!!

Jards Anet da Silva, o Jards Macalé, nasceu no bairro da Tijuca (RJ) em 1943, rodeado de música. Do morro da Formiga vinha o batuque e de dentro de casa os foxes, modinhas e valsas que a mãe e o pai tocavam. Aos 8 anos de idade foi morar em Ipanema, onde descobriu o futebol de praia e ganhou o apelido de Macalé, em homenagem ao pior jogador do time do Botafogo naquela época. Pouco depois começou a aprender o violão pegando carona nas aulas de sua vizinha, Marilena.

Em 1959, formou seu primeiro grupo, o Dois no Balanço, ao lado do amigo Chiquinho Araújo. Em 1963, já influenciado pelo violão de João Gilberto, Macalé começou a compor, e, dois anos depois, iniciou a carreira profissional, substituindo Roberto Nascimento no violão junto ao Grupo Opinião. Em 1966 já fazia a direção musical do Recital de Maria Bethânia, no Rio. Acompanhou de perto o movimento pop dos Beatles e Jimi Hendrix e o surgimento do Tropicalismo, do qual participava apenas de discussões domésticas.

Em 1969, Jards Macalé gravou o seu primeiro compacto (Só Morto), que trazia a canção Gotham City, com a qual participou do IV Festival Internacional da Canção. Em 1971, viajou para Londres a convite de Caetano Veloso e fez vários shows pela Europa até retornar ao Brasil no ano seguinte. Alguns de seus principais parceiros são Waly Salomão, Capinam e Torquato Neto. Entre os intérpretes de suas músicas estão Maria Bethânia, Clara Nunes, Gal Costa, Elizeth Cardoso, Nara Leão e O Rappa.

1. Soluços
2. O crime
3. Só morto (Burning night)
4. Sem essa

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei cara coloca mais Hard Rock ai ,<<<

Fred Benning disse...

Valeu esse Menagon!

Abração