segunda-feira, 23 de maio de 2011

REQUEST: Atlantic Ocean - Tranquility Bay (1970 Swedish Prog Rock)


ATENDENDO A PEDIDO DE UM ENVENENADO QUE NÃO ACHAVA O VENENO!! ALBUM RARO DESSA BANDA SUECA QUE GRAVOU SEU ALBUM NA FINLANDIA!! FAZIA UM ROCK PROGRESSIVO COM VOCAIS EM INGLÊS, COM ALGUMAS BALADAS SUAVES, TOQUES SUTIS DO FOLK E REGADO FLAUTA, SAX, PIANO E ORGAN!! O ALBUM É IRREGULAR, OU SEJA, UMA OU DUAS FAIXAS PODERIAM ATÉ SER RETIRADAS DO DISCO, MAS DE RESTO TRATA-DE UM BOM VENENO!! O DESTAQUE FICA POR CONTA DA ULTIMA MUSICA DE 19 MINUTOS DE DURAÇÃO QUE É UMA OBRA!!

"...Atlantic Ocean foi formada pelas cinzas do grupo pop Quints. Esse foi o embrião para muitos grupos populares como o sueco Fläsket Brinner, Jason Fleece, Baltik e Handgjort. Primeiro formaram o Quints, mais tarde mudaram o nome para o Atlantic Ocean em 1967 e assinaram um contrato com a CBS na Inglaterra. Mas CBS não estava muita disposta a lançar o álbum. Então levam as fitas master para a Finlândia e lançam o disco pelo rótulo Love. A banda se separou em 1970." 

Atlantic Ocean was formed by the ashes of the pop group Quints. That was the embryo to many popular swedish groups like Fläsket Brinner, Jason Fleece, Baltik, Handgjort. Featuring English vocals, this album is not particularly hard, though somewhat American sounding prog, with some soft ballads and even country flavored cut, which I find surprizing on a 1969 prog album out of Finland!!


Björn Jason Lindh (flute, saxophone)
Göran Ahlin [Greg FitzPatrick] (bass, guitar, piano)
Jan Bandel (drums)
Johnny Mowinckel (piano)
Staffan Stenström (vocals, bass, guitar)
Sten Bergman (organ, piano)

01. What Is The Time (0:29)
02. Take A Look Around You (3:42)
03. The Critics (1:52)
04. Soft Björn (inc. I Was Born) (4:12)
05. Able Baker Charlie Dog (2:25)   
06. Can't You Hear Them Shooting (2:15)
07. Very Special Dream (1:25)
08. Relapse (inc. United Fruit) (5:59)
09. Weather inc. Snow, Wind, Sun (19:12)

Postar um comentário