segunda-feira, 26 de setembro de 2011

HOOTCH - Hootch (1974 US Psych West Coast Prog Rock)



DISCO SUPER RARO E OBSCURO!!
RARE AND OBSCURE ALBUM!!
ALBUM GRAVADO POR UM BANDO DE ADOLESCENTES DE WISCONSIN E QUE É BASICAMENTE UMA ROCK JAM INSTRUMENTAL COM GUITARRA WHA-WHA, COM INFLUÊNCIAS WEST COAST E TOQUES PROGRESSIVOS!! UM DISCO CONSISTENTE, NÃO EXCELENTE, MAS MESMO ASSIM MUITO BOM!!

------------------

Disco verdadeiramente obscuro e misterioso!! Com edição limitada e caseira, foi gravado por um grupo de músicos que nada se sabe sobre eles, e na verdade nem eram um grupo propriamente ditos!! Era um grupo de estudantes de música de uma Universidade de Wisconsin que decidiram deixar de ser amadores e gravar um disco como parte de um projeto da própria Universidade!! Em 1974 se meteram num estúdio e gravaram seis músicas que editaram no mesmo ano em LP com edição privada e limitada a 500 cópias!! A única informação que tem na capa do disco é o nome dos músicos da banda!! Nem mesmo consta os instrumentos que cada um tocava!! As 500 cópias do disco foram repartidas principalmente entre amigos e estudantes locais, razão pela qual, com o passar dos anos se tornou uma verdadeira peça de colecionador!!

Por tudo isso, talvez aqui temos um dos mais raros e obscuros trabalhos da música psicodélica e progressiva amadora dos anos 70!! Com bom trabalho de guitarra e um envolvimento West Coast Progressivo, típico do início dos anos 70, porém, com faixas mais curtas que pudessem permitir o desenvolvimento ou mudanças de ritmos pra mostrarem toda a sua qualidade instrumental!! 

Das seis músicas, quatro são instrumentais e duas com vocais masculinos e femininos, realmente muito boas!! Os temas instrumentais são dominados por partes de guitarras relaxantes e de uma sonoridade limpa, melódica e melancólica, no estilo de John  Cipollina e Jerry Garcia, com guitarras de efeito wha wha pra enriquecer os temas!! Essas musicas são bem trabalhadas e não chegam a ter momentos sublimes, mas muito menos momentos baixos!! O padrão segue sempre o mesmo na sua sonoridade e estrutura, e o que diferencia e que dá peso  aos temas e suas melodias é a guitarra que tem influências do blues, jazz, funk, soul e rythm blues!! Por se tratar de um grupo amador a produção do disco é muito boa!! A base da sonoridade do disco é formada por guitarra solo, guitarra rítmica, bateria e baixo!!

Há músicas que se destacam como "Arabian Style", um instrumental maduro e muito bem trabalhado!! Outros temas instrumentais como “You Can't Come In”, “African boggie” e “Blue Bird” tem qualidade melódica e atmosférica pra te levar a um estado de espírito de paz!! Depois temos os temas vocais “Golden Valley” e a ótima “Eyes of the Raven” com uma produção excelente!! Estas são as que mais tem aquele sentimento West Coast, mesclado com o progressivo inglês!! Em termos gerais pode-se dizer que o disco da Hootch mescla psicodelia experimental do final dos anos 60 com West Coast e toques progressivos, uma base ritmica nuito boa e que se adapta bem ao sentimentos das músicas!!

Esse disco chegou a ser reeditado na Bélgica em 1994 pelo selo "Rollocks", mas novamente numa edição mais limitada ainda!! Foram só 400 cópias!! Ainda conta com uma reedição recente de 2008 pelo selo Hummingbird que, apesar de custar uma pequena fortuna, tornou a banda um pouco mais conhecida pelos aficionados e colecionadores Europeus!! 

-----------------

Recorded by a bunch of teenagers from Wis., it's mostly instrumental jam rock with wah-wah guitar, rural flavor, some west coast influences, and even a few prog moves. There are also two vocal cuts, one of which has male/female vocal harmony. It's a highly consistent record, not outstanding, but very good nonetheless. Pressed in only 500 copies originally, it's been reissued a number of times.

"Originally released in 1974 on the Pro-gress Records label, this mysterious LP offers a blend of great experimental psych and mindblowing guitar jams. It was recorded as a high school project, and mainly given to friends at time of release, so very few copies were pressed and locally distributed in homemade purple silkscreened sleeves.

-----------------

- HENRY ERKELENZ 
- THOMAS S. HENRY 
- DOUG LEMIRANDE 
- BOB MALONEY 
- LAURA SCHAEFER 

01. You Can't Come In 5:40
02. African Boogie 4:29
03. Golden Valley 3:53
04. Blue Bird         4:04
05. Eyes of the Raven 4:30

Um comentário:

Rogério M. Schirach disse...

Muito boa esta banda, valeu pela postagem Menegon!!!!!1