sexta-feira, 2 de novembro de 2012

The New Yardbirds (Pre Led Zeppelin) - London Blues 1968



BANDA PRÉ-LED ZEPPELIN COM TODOS OS SEUS COMPONENTES!! SÃO OS PRIMEIROS REGISTROS DA ANTOLÓGICA BANDA LED ZEPPELIN!! AQUI TEMOS DOIS SHOWS DA NEW YARDBIRDS, ANTES DE MUDAREM O NOME PRA LED ZEPPELIN!! A HISTÓRIA É A SEGUINTE:

JIMMI PAGE FORMOU A BANDA YARDBIRDS COM JEFF BECK QUE EM DOIS ANOS VIROU CINZAS!! NO YARDBIRDS PAGE ASSUMIU A GUITARRA NO LUGAR DE PAUL SAMWELL-SMITH E LOGO ASSUMIU 100% DA GUITARRA DA BANDA, POIS JEFF BECK CAIU FORA TAMBÉM!! OS REMANESCENTES KEITH RELF (VOCAL) E CHRIS DREJA (BAIXO) E JIM McCARTY (BATERIA) FORAM CADA VEZ MAIS SE DISTANCIANDO DO ESPÍRITO DO GRUPO E EM MEADOS DE 1968 RELF E McCARTY ABANDONARAM PAGE!! LOGO DEPOIS FOI DREJA QUE FEZ O MESMO!! ERA O FIM DA BNADA THE YARDBIRDS!! A SORTE PRA TODOS NÓS É QUE O EMPRESÁRIO PETER GRANT JÁ TINHA AGENDADO ALGUNS SHOWS DA BANDA ANTES DA DISSOLUÇÃO DA MESMA E QUE NÃO PODIA CANCELAR!! SOLUÇÃO?? ERA PRECISO MONTAR ÀS PRESSAS UMA NOVA BANDA PRA CUMPRIR ESSA AGENDA DE SHOWS!! 

AÍ VEIO A SELEÇÃO DE MUSICOS QUE VIRIA A SER A FORMAÇÃO DO FUTURO LED ZEPPELIN!! O BAIXISTA E TECLADISTA JOHN PAUL JONES FICOU SABENDO QUE PAGE ESTAVA SELECIONANDO MUSICOS PRA UMA NOVA BANDA E SE APRESENTOU!! PRA ASSUMIR OS VOCAIS PAGE PENSOU PRIMEIRO EM CONVIDAR TERRY REID, QUE ERA NA OCASIÃO BEM BADALADO NO MEIO MUSICAL LONDRINO!! MAS PASMEM!! TERRY REID RECUSOU O CONVITE COM A ALEGAÇÃO DE QUE QUERIA INVESTIR NUMA CARREIRA SOLO E AÍ ENTÃO INDICOU PARA PAGE UM CARA CHAMADO ROBERT PLANT QUE ERA CANTOR DE UMA BANDA CHAMADA "HOBBSTWEEDLE"!! PAGE FOI CONFERIR A INDICAÇÃO E TOMOU UM SUSTO QUANDO OUVIU PLANT CANTAR!! ESSE ERA O CARA PENSOU ELE!! E FOI MESMO!! PRONTO!! A NOVA BANDA JÁ TINHA UM GUITARRISTA, UM VOCALISTA E UM BAIXISTA/TECLADISTA!! FALTAVA APENAS O BATERISTA!! ROBERT PLANT ANTES HAVIA FORMADO UMA BANDA CHAMADA "BAND OF JOY" QUE TINHA UM BATERISTA CHAMADO JOHN "BONZO" BOHAM!! PLANT ENTÃO RESOLVEU INDICAR O VELHO AMIGO E BATERISTA PRA PAGE!! NESSA ÉPOCA BOHAM ERA FAMOSO POR ACOMPANHAR ARTISTAS COMO JOE COCKER, CHRIS FARLOWE E TIM ROSE!! POR ISSO ELE PENSOU MUITO ANTES DE ACEITAR O CONVITE!! ACABOU ACEITANDO POR AFINIDADE MUSICAL E AÍ ENTÃO TAVA COMPLETA A NOVA BANDA DE JIMMY PAGE!! 

RESOLVERAM DAR O NOME DE "THE NEW YARDBIRDS"!! OS QUATRO MUSICOS SE REUNIRAM PELA PRIMEIRA VEZ PRA ENSAIAR NUMA SALA PEQUENA E ESCOLHERAM COMO PRIMEIRA MUSICA UM CLÁSSICO DA BANDA YARDBIRDS "THE TRAIN KEPT A ROLLIN" E AÍ SAIU UJM PETARDO SONORO PODEROSO QUE DEIXOU TODOS ENTUSIASMADOS!! ESTAVA TUDO PRONTO PRA CUMPRIR A AGENDA DE SHOWS DO EMPRESÁRIO, QUE FIZERAM DURANTE TODO O MÊS DE SETEMBRO DE 1968!! LIVRES DESSE COMPROMISSO, ESTAVAM PRONTOS PRA COMEÇAR UMA NOVA FASE DA BANDA!! E UMA NOVA FASE SIGNIFICAVA TAMBÉM UM NOVO NOME PRA BANDA!! O NOME LED ZEPPELIN TEVE COMO CRIADOR "KEITH MOON" QUE COSTUMAVA DEFINIR UM SHOW DESASTROSO COM A SEGUINTE FRASE: "GOING DOWN LIKE A LEAD ZEPPELIN" OU NUMA TRADUÇÃO; "CAINDO COMO UM PESADO ZEPPELIN DE CHUMBO"!! PAGE ADAPTOU ENTÃO PRA LED ZEPPELIN E NO DIA 15 DE OUTUBRO DE 1968, NA SURREY UNIVERSITY DE LONDRES, O LED ZEPPELIN FAZIA SUA PRIMEIRA APRESENTAÇÃO AO VIVO!!  

The earliest known recordings of the group (Plant, Page, Bonham & Jones) that should become Led Zeppelin. 


Tivoli Gardens, Stockholm, September 20, 1968 Radio broadcast
01. I Can't Quit You
02. I Gotta Move

The Marquee, London, October 16, 1968
03. Communication Breakdown
04. I Can't Quit You
05. Killing Floor
06. Fought My Way Out Of The Darkness - Hush Little Baby
07. She Wants You - London Blues
08. Dazed And Confused
09. White Summer - Black Mountain Side


Postar um comentário