quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

STONEY & THE JAGGED EDGE - Chasing Rainbows (1969 US Hard Acid Psych Rock)


UMA JOIA PERDIDA DO ROCK!! PARECE MEIO FRASE CHAVÃO ASSIM DIZENDO, MAS AQUI DIGO QUE ISSO É LITERALMENTE VERDADE ABSOLUTA!!

A BANDA FOI FORMADA POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO FINAL DOS ANOS 60!! ABRIR PARA BANDAS COMO CREAM E THE DOORS ERA COMUM PARA ELES, MAS INFELIZMENTE NÃO CON SEGUIRAM LANÇAR NENHUM ÁLBUM NA ÉPOCA, APESAR DE TEREM FEITO ALGUMAS GRAVAÇÕES PARA O SELO "JEEP HOLLAND'S", MAS HOUVE ATRASOS E A GRAVADORA SE DESINTERESSOU E A COISA FICOU ASSIM!! DEPOIS DE ALGUM TEMPO OS CARAS FORAM INFORMADOS DE QUE UM INCÊNDIO E QUE SUAS FITAS HAVIS SIDO PERDIDAS!! ESSE FATO FEZ COM QUE OS MEMBROS DA BANDA PERDESSEM O INTERESSE!! SE DESESTIMULARAM E ENTÃO SE SEPARARAM!! MAS...QUANDO SE ACHAVA QUE TUDO ESTAVA PERDIDO, EIS QUE SURGE O PESQUISADOR E CONSULTOR DA ACE RECORDS, "ALEC PALAO", QUE DEPOIS DE VASCULHAR OS COFRES DA ANTGIGA "JEEP HOLLAND'S", DESCOBRIU QUWE AS FITAS ESTAVAM QUASE QUE INTACTAS!! IMAGINA A FELICIDADE DO ACHADO!! SÃO SEIS CANÇÕES ENCONTRADAS E QUE FORAM GRAVADAS EM MAIO DE 1968 PELA BANDA!! E AÍ ENTÃO TEMOS O ÁLBUM DESSA POSTAGEM LANÇADO PELA BIG BEAT!! A SONORIDADE É UM ROCK PESADO, ÁCIDO E PSICODÉLICO COMANDADO POR UMA GUITARRA TITÂNICA, DISTORCIDA E FUZZ!! TEM UM SABOR DE GARAGEM E INFLUÊNCIAS DE HENDRIX!!

THE BAND WAS FORMED BY HIGH SCHOOL STUDENTS AT THE END OF THE 60'S !! OPENING TO BANDS LIKE CREAM AND THE DOORS WAS COMMON FOR THEM, BUT UNFORTUNATELY THEY WERE NOT ABLE TO RELEASE AN ALBUM AT THE TIME, IN spite of having made some recordings for the "JEEP HOLLAND'S" stamp, BUT THERE WAS DELAY AND THE ENGRAVER IS DEAD AND HAS BEEKEEPED. !! AFTER SOME TIME THE GUYS WERE INFORMED THAT A FIRE AND THAT THEIR TAPES HAS BEEN LOST !! THIS FACT DID BAND MEMBERS LOSE INTEREST !! DISMISSED AND THEN SEPARATED !! BUT ... WHEN IT WAS THAT EVERYTHING WAS LOST, THERE IS THE RESEARCHER AND CONSULTANT OF ACE RECORDS, "ALEC PALAO", THAT AFTER SCROLLING THE SAVINGS OF ANCIENT "JEEP HOLLAND'S", DISCOVERED WHICH TAPES THERE WERE! ! IMAGINE THE HAPPINESS OF THE FIND !! THERE ARE SIX SONGS FOUND AND THAT WERE RECORDED IN MAY 1968 BY THE BAND !! AND THEN THEN WE HAVE THE ALBUM OF THIS POST RELEASED BY BIG BEAT !! SONORITY IS A HEAVY, ACID AND PSYCHODELIC ROCK COMMANDED BY A TITANIC, DISTORTED AND FUZZ GUITAR !! HAS A GARAGE FLAVOR AND HENDRIX INFLUENCES !!

Não deve ser confundido com outras bandas chamadas Jagged Edge, este grupo de Detroit no final dos anos 60 tinha um forte público local, abriu para os Doors, Cream e Mothers Invention, mas então em outubro de 1968, após apenas 20 meses juntos, eles se separaram.

Liderada por Stoney Mazur, uma versão inicial da banda tocava em festas de motoqueiros, mas com mudanças na formação eles começaram a se mudar para festas de estudantes e conseguiram residência em um clube chamado The Mummp. Em seguida, eles subiram para o Big (onde bandas em turnê como Cream e The Mothers of Invention tocariam) e estavam na mesma conta que MC5 e os Stooges (quando Iggy ainda era Jim). Mazur, cujas rotinas de palco foram inspiradas por James Brown, ainda estava no ensino médio.

Eles fizeram algumas gravações para a Jeep Holland's A-Square Productions, mas houve atrasos, o interesse de Holland foi para outros em sua gravadora, como Rationals e Thyme, etc... Então, posteriormente, a banda foi informada de que havia um incêndio e suas fitas haviam sido perdidas. “Então meio que perdemos o interesse depois disso. Tínhamos ido o mais longe que podíamos ”, disse Stoney. Então eles se separaram. A formação essencial do Jagged Edge, com Stoney Mazur, foi o guitarrista Ira Pack, o baixista Harry Catarancuic e o baterista Tim Thompson. Este último aparentemente desapareceu e os dois primeiros morreram.

E é aí que a história poderia ter terminado até que Alec Palao, um pesquisador e consultor da Ace Records, vasculhou os cofres do A-Square e descobriu as fitas intactas. As seis canções de Stoney e Jagged Edge que ele encontrou foram gravadas em maio de 68 e agora foram lançadas como um álbum Chasing Rainbows (através de Border na Nova Zelândia). Pode não ser um Great Lost Album - na verdade, nunca foi um álbum - mas Chasing Rainbows captura o vocalista Stoney Mazur e a banda na interseção de hard rock e psicodelia influenciados por Jimi Hendrix. A qualidade do som pode não ser a melhor (embora não seja tão ruim), mas você tem uma ideia real do tipo de barulho que eles podem ter feito ao vivo.

Há músicas em que você pode ouvi-los canalizando Hendrix, mas com a coragem de Blue Cheer (Can't Find the Key, The Dues Song, que é uma espécie de Jim Morrison), outras em que abordam o rock psicodélico de Country Joe and the Fish (Who's Loving Her Now) e a ideia, ao invés do espírito, de The Doors em Rainbows.


Drums, Backing Vocals – Tim Thompson
Guitar, Backing Vocals – Ira Pack
Lead Vocals – Stoney Mazur
Bass, Backing Vocals – Harry Catarancuic

01 - Can't Find The Key 6:14
02 - Who's Loving Her Now 5:02
03 - Delilah 9:34
04 - Rainbows 5:09
05 - Crystal Rain 6:07
06 - The Dues Song 5:05

7 comentários:

juan manuel muñoz disse...

Muchas gracias por darnos a conocer este disco, apreciado amigo. Saludos

MAD4MUSIC disse...

Thank you! I have been waiting many years to hear this music!

arnaldo filho disse...

Valeu irmao do rock,,,ouvindo esse petardo,,

Gorniel disse...

Grupazo. Ando loco buscando este disco pero imposible. Esperaba que pusieses enlace para poder descargarlo
Un saludo desde España

Menegon disse...

Prezadi amigo Gorniel...existe o link para download é só você procurar está oculto logo nas primeiras palavras da postagem UMA JOIA PERDIDA DO ROCK...é só baixar e curtir!!!

Unknown disse...

menegon,ta de parabéns cara.. q sonzaço da p.. dessa banda. obrigadão.

Gorniel disse...

Ok. Gracias!