quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

FIFTY FOOT HOSE - Ingredients [1966-1967 US Psychedelic Rock]


CUIDADO!! ESSA AUDIÇÃO PODE PODE DAR CÂIMBRA NO CÉREBRO!!

MATERIAL RARO DESSA DE UMA DAS BANDAS MAIS INCOMUM DE SÃO FRANCISCO DOS ANOS 60!! A BANDA FICOU MAIS CONHECIDO ENTRE OS COLECIONADORES PELO SEU ÁLBUM CAULDRON, DE 1968, E AQUI ESTÁ UM MATERIAL ANTES AINDA DO LANÇAMENTO DE CAULDRON E OUTRAS DUAS MÚSICAS FORAM TIRADAS DO EP QUANDO ELES AINDA SE CHAMAVAM ETHIX EM 1966!! ESSAS SETE MÚSICAS FORAM GRAVADAS ANTES DO ÁLBUM CALDRON E SÃO MAIS CRUAS EM FORMA E EXECUÇÃO DO QUE O MATERIAL DO CALDRON. QUATRO DELAS APARECEM COMO FAIXAS BÔNUS NA REEDIÇÃO DO CD CALDRON DA BIG BEAT - INCLUINDO O MELHOR NÚMERO, O JAZZÍSTICO "FLY FREE" - MAS TRÊS NÃO. DESSAS TRÊS FAIXAS, "GOOD MORNING GIRL" E "LOW DOWN MOSTLY" ESTÃO MUITO MAIS NA VEIA PSICODÉLICA NORMAL DE SAN FRANCISCO 1967, INFLUENCIADA PELO BLUES-ROCK, DO QUE A MAIOR PARTE DO MATERIAL DE FIFTY FOOT HOSE, ENQUANTO "WAR" É UM FREE-FREE ELETRÔNICO MAIS TÍPICO!! VENENO MALUCO, INSANO E PSYCH QUE PODE DAR CÂIMBRA NO CÉREBRO!!

Fifty Foot Hose evoluiu de uma banda chamada The Ethix, que foi um dos pilares da “cena da península de São Francisco em 1965 e 1966”. Como alguns outros artistas da época (principalmente nos Estados Unidos da América), eles tentavam fundir os sons contemporâneos do rock com instrumentos eletrônicos e ideias composicionais de vanguarda. Apenas um álbum resultou do ambicioso empreendimento, e esse disco (Cauldron, 1968) ainda permanece desconhecido para todos, exceto para os colecionadores hardcore. Embora fosse um trabalho errático, era intrigante por sua mistura de músicas jazzísticas de rock psicodélico com efeitos sonoros eletrônicos que antecipavam modelos futuros de sintetizadores, mas soavam mais ferozes e primitivos. O Fifty Foot Hose foi fundado pelo baixista Cork Marcheschi, que já havia participado de uma banda convencional de rock/R&B, o Ethix. Sob o estímulo de Marcheschi, em 1967, o Ethix lançou um single descontroladamente atonal, "Bad Trip", cuja violenta música concreta prenunciou as posturas de vanguarda de seu grupo subsequente (na verdade, "Bad Trip" era mais vanguardista do que qualquer coisa. Foot Hose gravaria). Aparentemente, foi tocado uma vez em uma estação de rádio underground local e nunca mais. Interessado nas ideias de compositores experimentais como Edgar Varese, John Cage, Terry Riley e George Antheil, Marcheschi construiu seu próprio instrumento eletrônico a partir de uma combinação de elementos como Theremins, caixas de fuzz, um tubo de papelão e um alto-falante de um avião-bombardeiro da Segunda Guerra Mundial.

Fifty Foot Hose foi preenchido pelo guitarrista David Blossom e sua esposa vocalista Nancy, que trouxe influências psicodélicas e jazzísticas para a banda, e alguns músicos que tocaram com Marcheschi em outras bandas. Uma demo caseira demonstrou com sucesso sua fusão de efeitos eletrônicos e músicas que estavam em sintonia com a vibração psicodélica de São Francisco. Isso levou a um acordo com a Limelight, uma subsidiária da Mercury que se concentrava mais na música experimental do que no rock convencional e no pop.

O álbum CAULDRON talvez fosse mais interessante por suas texturas experimentais do que pelas composições às vezes rotineiras - estranhas investidas e solavancos eletrônicos flutuavam no fundo e no primeiro plano das faixas, aprimorados por técnicas como colocar instrumentos em um transmissor FM. As músicas mais jazzísticas e assustadoras funcionaram melhor do que os itens de hard rock mais blues, mas foi um esforço admiravelmente arriscado. Mas, em última análise, um álbum bastante pouco comercial - embora eles tenham conseguido alguns trabalhos ao vivo em São Francisco, o álbum foi ouvido por poucos na época de seu lançamento. Fifty Foot Hose foi finalizado, ironicamente, pelas tentações de um projeto muito mais comercial - quando o musical Hair chegou a São Francisco, a maioria dos membros juntou-se à produção para satisfazer sua necessidade de uma renda mais confiável. O interesse pelo grupo ressurgiu na década de 1990, quando eles foram reconhecidos como precursores dos sons do rock eletrônico de grupos como Throbbing Gristle. Marcheschi é hoje um escultor respeitado, especializado em obras públicas utilizando néon, plástico e características cinéticas.

DANGER!! THIS HEARING CAN CAUSE BRAIN CRAMPS!!
RARE MATERIAL FROM THIS MOST UNUSUAL BAND FROM SAN FRANCISCO FROM THE 60s!! THE BAND BECAME BEST KNOWN AMONG COLLECTORS FOR THEIR 1968 ALBUM CAULDRON, AND HERE IS MATERIAL FROM EVEN BEFORE THE RELEASE OF CAULDRON AND TWO OTHER SONGS WERE TAKEN FROM THE EP WHEN THEY STILL CALLED THEMSELVES ETHIX IN 1966!! THESE SEVEN SONGS WERE RECORDED BEFORE THE CALDRON ALBUM AND ARE RAWER IN FORM AND EXECUTION THAN THE CALDRON MATERIAL. FOUR OF THEM APPEAR AS BONUS TRACKS ON THE RE-ISSUE OF BIG BEAT'S CALDRON CD - INCLUDING THE BEST NUMBER, THE JAZZISTIC "FLY FREE" - BUT THREE DON'T. OF THESE THREE TRACKS, "GOOD MORNING GIRL" AND "LOW DOWN MOSTLY" ARE MUCH MORE IN THE NORMAL PSYCHEDELIC VEIN OF SAN FRANCISCO 1967, BLUES-ROCK INFLUENCED THAN MOST OF THE MATERIAL ON FIFTY FOOT HOSE, WHILE "WAR" IS A MORE TYPICAL ELECTRONIC FREE-FREE. CRAZY POISON AND PSYCH THAT CAN CAUSE THE BRAIN!!

A collection of 10 previously unpublished dating back to '66 and '67 (pre-Cauldron) and two songs are taken from the 7 "of Ethix (pre Fifty) out of Mary Jane in '66!!

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER A HISTÓRIA MALUCA DA BANDA AQUI NESTE LINK:
YOU CAN'T MISS READING THE BAND'S CRAZY STORY HERE AT THIS LINK:


01 - War Is Over 13:16
02 - Good Morning Girl 6:05
03 - Fly Free 2:41
04 - Skins 2:38
05 - Bad Trip 2:44
06 - Desire 11:40
07 - Low Down Nasty 5:01

2 comentários: