Pular para o conteúdo principal

Blackwater Park - Dirty Box (1971 German Hard Rock)


BANDA OBSCURA ALEMÃ, CUJO VOCALISTA ERA INGLÊS!! UM VERDADEIRO PETARDO ALEMÃO!! VENENO QUE NÃO DEVE SER COMSUMIDO COM MODERAÇÃO!! ABAIXO UMA RESENHA DE MEU AMIGO WAGNER XAVIER QUE RETRATA BEM A QUALIDADE DA BANDA!!

Essa é uma daquelas bandas que nos surpreendem pela qualidade e atualidade de suas canções. Difícil imaginar o motivo de uma banda como esta gravar apenas um único álbum que, embora fantástico, não tenha alcançado a popularidade que poderia obter pelo brilho de seu trabalho. Trata-se da banda alemã Blackwater Park.

O disco em questão é o excepcional "Dirt Box". Lançado pela Basf em 1972, possui uma energia e qualidade muito acima da média das bandas da época.

A banda era formada pelo inglês Ritchie Routledge (vocal) e pelos alemães Michael Fechner (guitarra), Andreas "Scholli" Scholz (baixo e teclados), Norbert Kagelmann (bateria) e Wolfgang Rumler (guitarra).

"Dirt Box" começa inspirado com a ótima "Mental Block" (3:18), cuja introdução de teclados e guitarra lembra um pouco a excelente banda inglesa Atomic Rooster, do tecladista Vicent Craine, em seus melhores momentos, como nos álbuns "Death Walks Behind you" ou "In Hearing of".

Na seqüência temos a também excelente "Roundabout" (5:45”). – Nada a ver com o Yes, é claro ...

A melhor faixa do álbum é a fantástica "Rock Song". Com o tempo de 8:45, a faixa é uma obra-prima, com solos de guitarra de tirar o fôlego dos apaixonados pelo bom hard rock dos anos 70. Nesta música, a banda passeia por vários estilos e ritmos, lembrando coisas do heavy metal iniciado nos anos 80, passagens que lembram o melhor de Black Sabbath e o psicodelismo do final dos anos 60. O trabalho das guitarras é também um dos pontos altos da música – um clássico !!!!

Para o leitor ter uma idéia dos vocais, a interpretação de Ritchie Routledge lembra um pouco a forma de cantar do famoso David Coverdale (Deep Purple e Whitesnake).

O disco termina com uma das melhores versões dos Beatles que já ouvi. Trata-se da faixa "For no One" (3:25). A música, originária do clássico álbum "Revolver" (1966), foi totalmente adaptada ao som do Blackwater Park, em uma versão mais pesada e densa do que a original. Apesar de muitas bandas gravarem músicas dos Beatles nesta época, a versão do Blackwater Park é das mais inspiradas e alcançou um resultado surpreendente. É realmente um cover que vale a pena pela originalidade.

Ao todo, o disco contém 7 faixas, todas de altíssima qualidade, apesar do destaque para "Rock Song".

O álbum foi relançado em 1996, em formato digipack pela Spalax Music e é a chance dos amantes do bom e velho rock and roll obterem esta verdadeira obra de arte.

Wagner Xavier

Hard & heavy guitar rock from Berlin, 1971, with 'no-messin' attitude, overloaded guitar, and english vocals. Includes a cover of the Beatles "For No One", and a mini epic 8 min work-out "Rock Song". Somehow we can't help thinking maybe UFO saw this lot & decided to nick their act.. Housed in a great digipak.

Another one of those German bands with a British vocalist. The line-up was Richard Routledge (vocals, guitar), Michael Fechner (guitar), Andreas Scholz (bass, he came from the recently disbanded Murphy Blend!) and Norbert Kagelmann (drums). "Dirt Box" had a promisingly weird cover, but the music was quite common for the period: guitar-based hard blues-rock in the Anglo-American style. The material written by Fechner and Scholz ("Mental Block", "Rock Song" and "Indian Summer") was the best, recalling the brilliance of Armaggedon.

Routledge's material tended towards boogie blues and sounded more like Free. He also wrote all the lyrics. The album also included a good cover version of the Beatles' "For No One". This is one of many albums of which the original copies sell for small fortunes today. To meet the increasing demand, Second Battle re-released the album in 1990 in its original sleeve. If you go for originals though, expect to part with 250 DM.

01. Mental block
02. Roundabout
03. One´s life
04. Indian summer
05. Dirty face
06. Rock song
07. For noone

http://rapidshare.com/files/290850974/Blackwater_Venenos.rar
or

Comentários

Anônimo disse…
thank you for reup!!!!

so quick, I got lucky this time!!!

great blog

Postagens mais visitadas deste blog

BLACK MERDA - The Psych Funk of Black Merda (US Psych Soul Rock)

NÃO AMIGOS!! NÃO É UMA BANDA DE MERDA NÃO!! TRATA-SE DE UMA BANDA AMERICANA ATIVA DESDE A METADE DOS ANOS 60 E INÍCIO DOS 70, OS CARAS SÃO MUITO BONS E PRECURSORES DO PSYCH FUNK ROCK!!! VENENO MUITO BOM E UM DOS MELHORES NESSE ESTILO DE SOM!! PARA QUEM GOSTA DE UM BOM FUNK PSICODÉLICO BEM SWINGADO, PEGA QUE É GARANTIDO!! PARA QUEM ACHA O NOME DA BANDA ESTRANHO, ESTÁ AQUI ESSA CITAÇÃO QUE ACHEI NA INTERNET E QUE MELHOR RESUME ESSA QUESTÃO: ...vem do sotaque nos guetos negros americanos e do psicodelismo de uma época em que as bandas tinham nomes de cores: Blue Cheer, Pink Floyd, Deep Purple, etc. Mas, para azar dos irmãos Hawkins & seus comparsas, o título que escolheram para sua banda de rock tem duplo sentido em pelo menos 3 línguas latinas. Quem explica é Veesee ‘The Mighty V’, que além do baixo comanda os vocais da banda:  “Ficamos sabendo na internet que em português, francês e italiano ‘merda’ significa ‘cocô’! Originalmente nosso nome seria Black Murder, m...

HOWLIN WOLF - The Howlin Wolf Album (1969 Blues Psych)

APENAS UMA HOMENAGEM DO VENENOS DO ROCK A ESSE GRANDE MESTRE BLUESEIRO!! ESSE LP É UM DOS MAIS MALUCOS DO CARA E MISTUROU BLUES COM ROCK PSICODÉLICO!! A CHESS RECORDS TENTOU INCORPORAR AO VELHO E TRADICIONAL BLUES ALGUNS ARRANJOS MAIS "MALUCOS" E O QUE CAÍA BEM PARA O ANO DE 1969 ERA EXATAMENTE A PSICODELIA QUE ESTAVA NO AUGE, POR ISSO SAIU ESSE BOM DISCO QUE DEU NOVAS E PSICODÉLICAS ROUPAGENS AO BOM BLUES DE HOWLIN WOLF COM GUITARRAS WHA-WHA E TUDO MAIS!! UM ESTILO MAIS HENDRIX NO BLUES DO CARA!! PROJETO SIMILAR FOI FEITO COM MUDDY WATERS EM SEU ALBUM ELECTRIC MUD!! OS MÚSICOS AQUI SÃO OS MESMOS DOS DOIS PROJETOS!! VALE DIZER QUE O VELHO E TRADICIONAL HOWLIN WOLF TORCEU O NARIZ PARA ISSO MAS ACABOU CEDENDO E GRAVANDO O ALBUM, MAS MESMO ASSIM  DEPOIS DA GRAVAÇÃO ELE DETONOU DIZENDO QUE ISSO NÃO ERA BLUES!! ESSE PROTESTO TÁ ESCRITO NA PRÓPRIA CAPA DO LP!!! IMAGINEM UM LP ONDE O PRÓPRIO ARTISTA DIZ NA CAPA NÃO TER GOSTADO!! SÓ PODIA VENDER POUCO MESMO!! EU PARTICULARMENTE...

Master's Apprentices - Nickelodeon (1971 Australian Hard Rock Bluesy)

AUSTRALIAN BAND HIGH MUSIC QUALITY!! BANDA AUSTRALIANA DE ALTA QUALIDADE MUSICAL!! O DISCO GRAVADO AO VIVO NO NICKELODEON THEATRE EM DEZEMBRO DE 1970 JÁ COMEÇA COM UM PETARDO HARD ROCK VISCERAL E PODEROSO!! SEGUE COM "EVIL WOMAN" UM HARD ROCK BLUES COM 13 MINUTOS DE DURAÇÃO QUE É UMA OBRA PRIMA!! BEM, AS DEMAIS FAIXAS SEGUEM A MESMA LINHA COM ALGUMAS PASSAGENS MAIS LEVES, MAS O PREDOMÍNIO É O HARD ROCK MESCLADO COM BLUES AO ESTILO SETENTISTA E FEITO COM MAESTRIA!! CERTAMENTE ESTE É UM DOS GRANDES DISCOS DESTE ESTILO!! VENENO ALTAMENTE RECOMENDADO!! NÃO SÓ DE CANGURU VIVE A AUSTRALIA!! A highly-rated band who formed in Adelaide in 1965. Their diverse musical styles ranged from R'n'B to psychedelic rock to heavy rock. They were one of Australia's most popular bands of the sixties and their talent has continued to be recognised to this day.They formed out of the instrumental outfit The Mustangs who started playing raucous R'n'B material penned by their...