RARIDADE MÁXIMA!!! 🎸 BANDA EXTREMAMENTE RARA FORMADA EM ROCHESTER(NY) ALI PELO FINAL DOS ANOS 60!! AS MÚSICAS FORAM GRAVADAS NO PALCO DO TEATRO DA UNIVERSIDADE DE ROCHESTER PELA "BRIGHTON SOUND" EM 8 BOBINAS DE ROLO!! ATÉ HOJE NUNCA FOI LANÇADO EM LP NEM EM CD!! AS FITAS FORAM ACHADAS POR "JOSH JETTY", FILHO DO BATERISTA DA RED WHITE & BLUES, "EARL JETTY", O QUAL REPASSOU AS CANÇÕES PARA OS VENENOS!! NA VERDADE O FILHO BUSCA ATÉ HOJE ALGUMA GRAVADORA INTERESSADA EM LANÇAR ESSE ÁLBUM OFICIALMENTE NO MERCADO, MAS ATÉ O MOMENTO NÃO SURGIRAM INTERESSADOS!! A GRANDE DIFICULDADE É QUE, MESMO O BATERISTA SENDO SEU PAI, ELE NÃO DETÉM OS DIREITOS AUTORAIS DAS MÚSICAS E NEM IMAGINA QUEM SEJAM OS DETENTORES, POR ISSO É QUE ESSAS MÚSICAS ESTÃO PERDIDAS NA OBSCURIDADE!! 🎸 VALE LEMBRAR QUE DEPOIS DESSAS GRAVAÇÕES A BANDA MUDA O NOME PARA "JOSHUA", GRAVANDO MAIS ALGUMAS PEROLAS QUE TAMBÉM FICARAM NA OBSCURIDADE E LOGO VOU POSTAR PARA OS ENVENENADOS A...
_-_Front.jpg)
VOCÊ ESTÁ PRONTO!! ARE YOU READY!! É ASSIM QUE COMEÇA ESTE DISCO COM ESTA FAIXA QUE MOSTRA O PODER DOS VOCAIS DE MARK FARNER E DON BREWER!! ESTE É O PRIMEIRO DE VÁRIOS DISCOS LANÇADOS POSTERIORMENTE PELA BANDA, MAS DA DISCOGRAFIA DESTACO ESTE PRIMEIRO E O DISCO "SURVIVAL", O QUAL É MINHA PRÓXIMA POSTAGEM!! ESTES DOIS DISCO MERECEM ESTAR ENTRE OS VENENOS PORQUE SÃO DE PRIMEIRA LINHA!! ABAIXO ESTÁ ALGUMAS HISTÓRIA E RELEASES DA BANDA QUE TIREI DA NET PRA QUEM QUISER SABER UM POUCO MAIS DA BANDA, MAS PRINCIPALMENTE SOBRE ESTE ALBUM!!
O nome é em homenagem à famosa estrada de ferro que ligava Michigan a Ontário chamada Grand Trunk and Western Railway, o The Pack passa a se chamar Grand Funk Railroad, em março de 1969.
Não é exagero dizer que ON TIME é uma das maiores estréias do rock. O disco foi gravado em apenas três dias e todas as faixas foram compostas por Mark Farner. Tudo começava com"Are You Ready", mostrando os poderosos vocais de Mark e Don. Essa se tornaria a música de abertura de todos os shows nessa fase. "Time Machine" se transformou no primeiro single, e trazia uma irresistível levada blues. "T.N.U.C.", com seus quase nove minutos de duração, é uma verdadeira "orgia rítmica", devido ao histórico solo de bateria executado por Don Brewer. "Heartbreaker" foi o segundo single, e até hoje é presença obrigatória nos concertos do grupo. A influência psicodélica pode ser sentida na introdução de "Into the Sun". Curiosidade: o capricho do produtor/empresário Terry Knight era tamanho, que mais de 30 mil cópias do disco foram destruídas pela gravadora Capitol, pois o mesmo não tinha "gostado" da arte original da capa!
A Estréia
O astuto Terry Knight descola para "seus meninos" uma ponta como banda de abertura do Atlanta Pop Festival em 4 de julho de 1969. Sem nenhum disco lançado, os garotos do GFR não tinham nada a perder. Era a maior oportunidade de suas vidas; imaginem só, três moleques dividindo o palco com Led Zeppelin, Johnny Winter e Janis Joplin, diante de uma audiência de mais de 180 mil pessoas!
A banda se apresentou de graça e roubou completamente o show. Eram três dias de festival, e a performance de estréia foi tão avassaladora, que no último dia a banda foi promovida a headliner. De boca em boca o até então desconhecido trio, passou a ser falado por toda América. Vale lembrar que Mark Farner considera esse o melhor momento do GFR - foi quando eles se tornaram, da noite para o dia, os novos heróis do rock pesado.
É lógico que com toda essa falação ao redor do grupo, a Capitol Records caiu matando e ofereceu um tentador contrato para a banda, lançando apenas três semanas após o festival, o primeiro single - "Time Machine" - já pela nova estampa.
Finalmente é lançado em 25 de agosto de 1969 On Time, primeiro álbum do trio, que se, por um lado foi malhado pela crítica, por outro, foi um verdadeiro sucesso nacional. A turnê de promoção foi no mínimo histórica. Em todos locais por onde passava a recepção do público era parecida com a do festival em Atlanta. No Fillmore East de Nova York, apenas duas semanas com On Time nas prateleiras, a platéia já pedia por suas músicas preferidas do álbum.
Álbum do trio americano, que surgiu no final dos anos 60, que traz um repertório de canções com muito suingue, ritmo, qualidade e "massa" sonora, que é a grande preocupação dos integrantes. Destacam-se as faixas "High On A Horse", "Ups And Downs" e "Anybody´s Answer".
Musicians:
Mark Farner - Guitar, Harmonica, Piano, Keyboards, Vocals
Don Brewer - Drums, Vocals
Mel Schacher - Bass, Vocals
01."Are You Ready?"
02."Anybody's Answer"
03."Time Machine"
04."High on a Horse"
05."T.N.U.C."06."Into the Sun"
07."Heartbreaker"
08."Call Yourself a Man"
09."Can't be too Long"
10."Ups and Downs"
Comentários
Thanks
John
Sempre pensei, a partir de alguma revista antiga do inicio dos anos 1990, que o Red album ou simplesmente "Grand Funk" fosse o primeiro, com paranoid.
TEnho ambos os discos, mas não tinha certeza, fiz uma pesquisa, e está indicando o Ontime como o primeiro mesmo!
Parabéns pelo blog.
Buen provecho!
Viva veneno!