Pular para o conteúdo principal

SHINKI CHEN & HIS FRIENDS (1971 Japan Acid Rock Bluesy Psych)


MAIS UM JAPA E ESTE EU CONSIDERO O MELHOR DE TODOS, O PAI DELES!! ESTE É O "CARA" DO SOM JAPA!! GUITARRISTA E UM DOS PRINCIPAIS NOMES DO ROCK PSYCH NIPÔNICO!! ERA O JIMI HENDRIX NIPÔNICO!! OLHA A "LAJE" DA FIGURA!!! SHINKI CHEN ERA GUITARRISTA DA BANDA FOOD BRAIN E SPEED GLUE & SHINKI QUE POSTEI ANTERIORMENTE, E QUE SE JUNTOU NESTE DISCO COM FERAS JAPONESAS DO TIPO GEORGE YANAGI, VOCALISTA DA BANDA STRAWBERRY PATH E INTEGRANTE DO FLIE EGG, BEM COMO DE HIRO YANAGIDA, TECLADISTA DO APRYL FOOL E FOOD BRAIN!! O DISCO É MUITO MALUCO, BOM E PERFEITO ROCK ÁCIDO!! ALTAMENTE RECOMENDADO E UM VENENO JAPONÊS DOS MELHORES DAQUELA ÁREA NIPÔNICA!!! ROCK PROG ACID PSYCH SHOW DE BOLA E DE ALTÍSSIMA QUALIDADE!!!!! 

Nascido em 30 de maio de 1949, Shinki começou a tocar guitarra aos 14 anos, revelando-se logo um prodígio em seu instrumento. Após montar um grupo folk com alguns amigos, Shen tocou com seu brothero Keibun Hayashi em uma banda no estilo dos Beatles, e mais tarde aventurou-se em um conjunto na linha dos Ventures. Mas Shinki, um aficcionado pelos Kinks e pelos Yardbirds, queria fazer um som na linha do que estava sendo produzido na Inglaterra na segunda metade dos anos 1960, ou seja, rock influenciadíssimo pelo blues americano. A paixão era tanta que em 1966 aceitou largar a guitarra e assumir a bateria na Midnight Express Blues Band, onde conheceu e logo se aproximou do guitarrista Masayoshi Kabe, que mais tarde seria seu companheiro no Foodbrain e no Speed, Glue & Shinki. Kabe deixou o grupo em dezembro de 66, e Shen assumiu o seu lugar na guitarra. Após algumas mudanças de formação e também de nome, a Midnight Express Blues Band agora se chamava The Bebes. A banda fez várias apresentações em clubes e discotecas, e o visual de Shinki e do vocalista Eiji “Chibo” Takamura, com longos cabelos inspirados em seus ídolos ingleses, começou a causar alguns problemas para o grupo, ao mesmo tempo em que chamava a atenção do público. A Toshiba Records não perdeu tempo e ofereceu um contrato para os Bebes, que lançaram um raríssimo single com uma versão mais lenta de “Back in the USSR” dos Beatles. 

A influência dos artistas ingleses continuava a fazer a cabeça de Shen e sua turma, e, após a entrada de George Yanagi no baixo, a banda mudou novamente de nome e passou a se chamar Powerhouse. O material do grupo era baseado em covers de sucessos que estavam virando a terra da rainha de cabeça para baixo, como “Good Morning Schoolgirl” dos Yardbirds e “Spoonful”, eternizada pelo Cream. O Powerhouse gravou um álbum em 1969, “A New Kind Of Blues”, só com releituras de composições de outros artistas, e se dissolveu por problemas internos. Shinki passou a atuar como músico de estúdio e conseguiu entrar na banda montada para a versão japonesa do musical “Hair”, onde conheceu o vocalista Joe Yamanaka (que mais tarde faria parte da Flower Travellin´ Band) e o tecladista Hiro Yanagida (Apryl Fool). Ao lado de Hiro, Shinki forma o Food Brain, que logo chamou a atenção pela grande quantidade de improvisações entre os músicos em seus shows. 

Esssa liberdade criativa inspirou Shinki Shen, que resolveu reunir alguns amigos das antigas e gravar um álbum com a sua leitura de toda aquela cena, tendo, é claro, a sua guitarra como elemento principal. Assim surgiu “Shinki Shen & His Friends”, lançado em 15 de janeiro de 1971 pela Polydor japonesa. Ao lado de Shinki estavam o vocalista e baixista George Yanagi (Strawberry Path, Flied Egg), o brother Hiro Yanagida nos teclados e o baterista Shinichi Nogi. As sete faixas do álbum trazem um som psicodélico ao extremo, banhado em LSD, lisergia levada a cabo por ótimos músicos. 
“The Dark Sea Dream” introduz o trabalho com um emaranhado de sons, abrindo as portas para “Requiem of Confusion”. Totalmente hendrixiana, a faixa traz os vocais de Yanagi repletos de efeitos, embalados por uma estrutura que é filha direta dos clássicos hard blues setentistas. “Freedom Of A Mad Paper Lantern” traz um andamento psicótico que se assemelha a uma jam embebida em ácido. A melancólica balada “Gloomy Reflections” é a faixa mais convencional do disco, enquanto que “It Was Only Yesterday” nos transporta para dentro de uma trip lisérgica, onde o grande destaque é o teclado de Yanagida. O álbum fecha com “Farewell to Hypocrites”, a minha preferida, uma odisséia sensorial com quase treze minutos e um grande solo de Chen. 

“Shinki Chen & His Friends” não é um álbum fácil de ouvir. As loucuras do maluco quarteto nipônico capitaneado por Shinki Chen tem uma mixagem com agudos excessivos e poucos graves, resultando em um som com pouco peso e momentos que exigem uma atenção quase que exclusiva do ouvinte para perceber detalhes e aspectos dos arranjos das músicas. Ouvidos não tão acostumados com o estilo certamente serão incomodados, afinal não é o tipo de música para ser colocada na sala animando um alegre papo entre amigos, mas sim um som que pega o corpo de quem por ele se aventura e o leva por caminhos ainda inexplorados. Raríssima, a edição original do álbum, lançada pela Polydor japonesa, frequentemente atinge valores acima dos mil dólares em sites de colecionadores, o que só atesta a procura e o fascínio pela obra desse mítico músico japonês. 


Shinki Chen – guitar, bass, drum, piano
George Yanagi – vocals, bass (Strawberry Path, Flied Egg)
Hiro Yanagida – keyboards (Apryl Fool, Love Live Life +1, Foodbrain)
Shinichi Nogi - drums 

1. The Dark Sea Dream 
2. Requiem of Confusion 
3. Freedom of a Mad Paper Lantern 
4. Gloomy Reflections 
5. It Was Only Yesterday 
6. Corpse 
7. Farewell to Hypocrites

Comentários

Unknown disse…
Pérola rara! Já ouvi esse album mil vezes,tava la na faculdade ouvindo haehheaeah. Não esperava q os japas(contando com as outras 2 bandas tb) tinham
uma musicalidade nas linhas de Rock, psych, blues e prog
de tanta qualidade...
Mas Luiz, eu baixei e faltou a musica
"Freedon of a mad..."...coloquei pra baixar novamente e esta no msm tamanho do primeiro,ou seja, sem a musica. Poderia verificar? Abração!
Ps:Eu sei q é dificil mas,se puder, coloca mais som desse cara(nas outras bandas,de acordo com a historia q postou) pq ja virei Fã!rsrsr
Alex B disse…
Psyct rock? hard blues cheio de fuzz? Loucura pura? Não é um disco fácil e a mixagem prejudica mesmo o peso ( dá pra imaginar isso a vivo ou bem produzido...). mas indispensável pra quem gosta de rock pesado e sem limites.
paulo disse…
link dont work!!! repost thanks!!!
JRAC disse…
Can you reposst this?
I would really appreciate.

Sincerely

JRAC
Anônimo disse…
Thanx a lot!

Postagens mais visitadas deste blog

BLACK MERDA - The Psych Funk of Black Merda (US Psych Soul Rock)

NÃO AMIGOS!! NÃO É UMA BANDA DE MERDA NÃO!! TRATA-SE DE UMA BANDA AMERICANA ATIVA DESDE A METADE DOS ANOS 60 E INÍCIO DOS 70, OS CARAS SÃO MUITO BONS E PRECURSORES DO PSYCH FUNK ROCK!!! VENENO MUITO BOM E UM DOS MELHORES NESSE ESTILO DE SOM!! PARA QUEM GOSTA DE UM BOM FUNK PSICODÉLICO BEM SWINGADO, PEGA QUE É GARANTIDO!! PARA QUEM ACHA O NOME DA BANDA ESTRANHO, ESTÁ AQUI ESSA CITAÇÃO QUE ACHEI NA INTERNET E QUE MELHOR RESUME ESSA QUESTÃO: ...vem do sotaque nos guetos negros americanos e do psicodelismo de uma época em que as bandas tinham nomes de cores: Blue Cheer, Pink Floyd, Deep Purple, etc. Mas, para azar dos irmãos Hawkins & seus comparsas, o título que escolheram para sua banda de rock tem duplo sentido em pelo menos 3 línguas latinas. Quem explica é Veesee ‘The Mighty V’, que além do baixo comanda os vocais da banda:  “Ficamos sabendo na internet que em português, francês e italiano ‘merda’ significa ‘cocô’! Originalmente nosso nome seria Black Murder, m...

HOWLIN WOLF - The Howlin Wolf Album (1969 Blues Psych)

APENAS UMA HOMENAGEM DO VENENOS DO ROCK A ESSE GRANDE MESTRE BLUESEIRO!! ESSE LP É UM DOS MAIS MALUCOS DO CARA E MISTUROU BLUES COM ROCK PSICODÉLICO!! A CHESS RECORDS TENTOU INCORPORAR AO VELHO E TRADICIONAL BLUES ALGUNS ARRANJOS MAIS "MALUCOS" E O QUE CAÍA BEM PARA O ANO DE 1969 ERA EXATAMENTE A PSICODELIA QUE ESTAVA NO AUGE, POR ISSO SAIU ESSE BOM DISCO QUE DEU NOVAS E PSICODÉLICAS ROUPAGENS AO BOM BLUES DE HOWLIN WOLF COM GUITARRAS WHA-WHA E TUDO MAIS!! UM ESTILO MAIS HENDRIX NO BLUES DO CARA!! PROJETO SIMILAR FOI FEITO COM MUDDY WATERS EM SEU ALBUM ELECTRIC MUD!! OS MÚSICOS AQUI SÃO OS MESMOS DOS DOIS PROJETOS!! VALE DIZER QUE O VELHO E TRADICIONAL HOWLIN WOLF TORCEU O NARIZ PARA ISSO MAS ACABOU CEDENDO E GRAVANDO O ALBUM, MAS MESMO ASSIM  DEPOIS DA GRAVAÇÃO ELE DETONOU DIZENDO QUE ISSO NÃO ERA BLUES!! ESSE PROTESTO TÁ ESCRITO NA PRÓPRIA CAPA DO LP!!! IMAGINEM UM LP ONDE O PRÓPRIO ARTISTA DIZ NA CAPA NÃO TER GOSTADO!! SÓ PODIA VENDER POUCO MESMO!! EU PARTICULARMENTE...

Master's Apprentices - Nickelodeon (1971 Australian Hard Rock Bluesy)

AUSTRALIAN BAND HIGH MUSIC QUALITY!! BANDA AUSTRALIANA DE ALTA QUALIDADE MUSICAL!! O DISCO GRAVADO AO VIVO NO NICKELODEON THEATRE EM DEZEMBRO DE 1970 JÁ COMEÇA COM UM PETARDO HARD ROCK VISCERAL E PODEROSO!! SEGUE COM "EVIL WOMAN" UM HARD ROCK BLUES COM 13 MINUTOS DE DURAÇÃO QUE É UMA OBRA PRIMA!! BEM, AS DEMAIS FAIXAS SEGUEM A MESMA LINHA COM ALGUMAS PASSAGENS MAIS LEVES, MAS O PREDOMÍNIO É O HARD ROCK MESCLADO COM BLUES AO ESTILO SETENTISTA E FEITO COM MAESTRIA!! CERTAMENTE ESTE É UM DOS GRANDES DISCOS DESTE ESTILO!! VENENO ALTAMENTE RECOMENDADO!! NÃO SÓ DE CANGURU VIVE A AUSTRALIA!! A highly-rated band who formed in Adelaide in 1965. Their diverse musical styles ranged from R'n'B to psychedelic rock to heavy rock. They were one of Australia's most popular bands of the sixties and their talent has continued to be recognised to this day.They formed out of the instrumental outfit The Mustangs who started playing raucous R'n'B material penned by their...