
A sonoridade da dupla alemã Witthuser & Westrupp é uma das mais curiosas do fértil período entre o final dos anos 60 e o início dos anos 70, no país. Mais uma banda de krautrock? Sim, de certa forma, mas sua música difere bastante do que foi feito na época, Witthuser & Westrupp propunham uma comunhão entre a música tradicional alemã e a kosmische musik, criando uma espécie de “folk cósmico”, muito divertido. Sua música reflete ambientes pastorais povoados por introspectivos violões (com aproveitamento de drones), diversas flautas flutuantes, bandolins e banjos que contrastam com mellotrons, órgão, efeitos distorcidos de guitarra e um sempre presente kazoo que impregnará na mente do ouvinte. Todo esse aproveitamento se dá pelos dois compositores e membros fixos que tocam mais de 30 instrumentos diferentes, atribuindo uma grande variedade a sua música.
Depois de dois discos lançam o controverso “Der Jesuspilz – Musik Vom Evangelium” que se base na idéia divertida da bíblia ser sobre drogas, de modo satírico evidentemente. As músicas seguem uma linha similar ao seu disco anterior “Trips Und Traume” e mantém o mesmo nível de qualidade. Dentre todas as ironias e alegorias do disco destacaria “Schöpfung” e seus afiadíssimos violões viajantes que ditam o clima espacial, no pano de fundo místico da voz poética (tudo me remete um pouco ao Eloy). Num segundo momento aparecem ainda alguns efeitos distorcidos de wah-wah na guitarra e a flauta saltitante que remetem um pouco mais ao krautrock habitual. "Erleuchtung und Berufung” é uma bela canção bem folk com uma instrumentação variada que se fundamenta no órgão, onde destaco o coro de vozes infantis e as delicadas linhas de flauta. E por fim “Besuch aus dem Kosmos” nos convida a um dialogo intimista do violão folk agrupando a ele aspectos viajantes e psicodélicos do krautrock numa atmosfera rica e balanceada sem excessos que agrega o flamenco a sua narrativa poetizada e astral numa das melhores composições da banda.
Uma banda essencial para os amantes de música folclórica e suas relações com o rock, mas também recomendado a qualquer amante da kosmische musik e do space rock em geral que podem ver aqui um expoente diverso e diferenciado do estilo que apresenta características autênticas. Prato cheio para todos os fãs da música do mundo em suas diversas facetas, por mais diferentes que elas sejam.

Line-up / Musicians
- Bernd Witthuser / vocals, guitar, banjo, kazoo, triangle, tambourine
- Walter Westrupp / vocals, organ, harmonica, flute, ukelele, congas, tambourine, triangle
- Dieter Dierks / Mellotron, bass, vocals
- Gille Lettman / vocals, Mexican & Indian recorder
Songs / Tracks Listing
1. Liturgie (2:00)
2. Schöpfung (8:25)
3. Erleuchtung und Berufung (4:50)
4. Versammlung / Bekenntnis / Die Aussendung (10:21)
5. Nehmet hin und esset (3:33)
6. Besuch aus dem Kosmos (9:45)
Total Time: 38:54
https://www.mediafire.com/?tswa5o5zmjsb65h
Comentários
Todas as postagens tem sido de interesse de conhecimento do progressivo moderno. Porem, poderia ser de interesse, se houvesse, fora do eixo da europa, algo tipo america/brasil, algo mais interessante, pois muitos nao possuem tal conhecimento deste mundo "extra-sensitivo europeu", velho sou eu...