Pular para o conteúdo principal

VELVETT FOGG - Velvett Fogg (1969 UK Prog Psych)

MAIS UM DA SÉRIE "PRA ETERNIZAR O VENENO"!! ÓTIMO E RARO VENENO!! PRA MIM UM CULT QUE ESCUTAVA MUITO NO PASSADO!! UM ROCK PSICODÉLICO QUE EM VÁRIAS MÚSICAS CONTA COM ALTAS PITADAS DE UM BOM E DELIRANTE TECLADO!! A FAIXA 2 É UMA VERSÃO DO BEE GEES BEM MAIS TRABALHADA E PSICODÉLICA!! ABAIXO A RESENHA DO DISCO FEITO PELO AMIGO WAGNER XAVIER!!Formada em 1968, em Birminghan, na Inglaterra, o Velvett Fogg tem como curiosidade o fato de ter tido Tony Iommy como guitarrista por um curto espaço de tempo. O fundador do famoso Black Sabbath participou da banda quando ela ainda se chamava Gavy Train (não confundir com a excelente banda do mesmo nome). Porém, Iommy ficou por pouco tempo e foi fazer história ao lado de Osbourne, Butler e Ward.Após a saída do legendário guitarrista do Sabbath, Paul Eastment foi recrutado para o seu lugar e deu-se início ao Velvett Fogg. Assim a banda ficou com a seguinte formação: Frank Wilson nos teclados, Mick Pollard no baixo, Graham Mullet nabateria e Paul Eastment nas guitarras e vocais. Uma das bandas mais interessantes da onda psicodélica do final dos anos 60, o Velvett Fogg lançou um álbum homônimo, que é um dos itens mais procurados por colecionadores deste estilo musical. Lançado em 1969, Velvet Fogg, o disco, tem como destaque os teclados, além dos vocais também serem bem legais.

Velvet Fogg abre com Yellow Cave Woman (6.59") e já mostra a capacidade da banda em criar climas psicodélicos, porém com uma levada de fácil assimilação. A guitarra também se destaca nesta faixa, que funciona a perfeição como tema de abertura, apresentando o som do quarteto.

Na seqüência temos um cover da famosa New York Miming Disaster 1941 (2:56"), original dos irmãos Gibb, dos Bee Gees. Ao contrário da fase Disco dos anos 70, os irmãos faziam na época bonitas baladas açucaradas, porém de boa qualidade. New York Miming Disaster 1941 é uma das melhores música do Bee Gees e está contida também no primeiro álbum da banda. Nesta versão, o Velvett Fogg esquenta a canção com sua veia mais pesada e psicodélica, onde novamente os teclados e os vocais fazem a diferença. Um belo cover para uma grande canção.

Wizard of Gobsolod (2:57") dá seqüência ao álbum e é bem interessante, de teor extremamente pop, bem típica da época. Once Among the Trees (5:39) abre a parte de baladas do disco, e versa sobre aventuras sexuais. O grande destaque da música é a levada da guitarra em praticamente toda sua duração, uma baladona da melhor safra. A melodia é daquelas assobiáveis (de forma agradável, claro) e gruda na memória.

Logo após temos Lady Caroline (2:23"), outra balada, mas no melhor estilo folk inglês, cuja sonoridade é cheia de overdubs. Claramente triste, lembra coisas mais atuais (e legais) do british pop dos anos 80/90.

Come Away Melinda (5:53") começa com um teclado hammond radical, no melhor estilo Jon Lord, e destaca os vocais de Eastment. Ganhou, anos depois, uma versão mais leve da ótima banda alemã UFO. Owed To The Dip (6:10"), a seguinte, tem uma introdução com uma queda para o jazz. O órgão é quem dita o andamento da música.

Within the Night (4:47") lembra bastante o famoso e consagrado The Doors em sua introdução e andamento de baixo e teclado. O refrão é uma espécie de Light my Fire sem Jim Morrison. Em sua metade, a música toma outro andamento e a guitarra passa a prevalecer sob a marcação ritmada do baixo e bateria. Um sonzão.

A última faixa do álbum original é Plastic Man (4:47"), também típica da época, com letra falando sobre a revolta com os parasitas políticos, tema bastante conhecido por estes lados. O lançamento em CD do álbum ainda traz um uma faixa bônus, chamada Telstar 69 (2:47"), que foi lançada em single antes do lançamento do LP. A música, instrumental, é bem interessante também.

Quem era fã do Velvett Fogg, e falava sempre sobre ele, era o mito (recém falecido) John Peel. "There is a lot of good music on this record remember Velvett Fogg. You will hear the name again", escreveu o DJ na época de lançamento do álbum. Sobre a capa do disco, não restam dúvidas: os caras eram xaropes mesmo.Após a gravação do debute, a banda não conseguiu o sucesso esperado, tendo se separado na seqüência. Frank Wilson formou, com o ex-Deep Purple Nick Simper, o ótimo grupo de hard rock Warhorse. O guitarrista Paul Eastment seguiu a carreira com o Holy Gost, em uma linha mais blues rock. Encontrar uma copia em vinil desta relíquia é algo praticamente impossível nos dias de hoje, mas caso você queira conhecer este excepcional disco, o relançamento feito em 2000, em CD, pela Sanctuary Records, ainda está em catálogo, e pode se encontrado em qualquer boa loja do ramo. - Wagner Xavier -

Frank Wilson: Hammond organ, vocal
Keith Law: (songwriter)
Paul Eastment: guitar, vocal
Graham Mullett: drums
Mick Pollard: bass guitar

1. Yellow Cave Woman
2. New York Mining Disaster 1941
3. Wizard Of Gobsolod
4. Once Among The Trees
5. Lady Caroline
6. Come Away Melinda
7. Owded To The Dip
8. Within The Night
9. Plastic Man
10. Telstar '69

https://www.mediafire.com/?gx9zxm8fqxufzu6

Comentários

adamus67 disse…
Oh yes I'm familiar with that of former years, it is fully realized album, melodically rich and high-energy instumentalnej, unearthly. Located among the best ever to come out in the UK
For all who love the years 60'& 70' is a real treasure,this album is a true masterpiece from beginning to end! Excellent trip time capsule .. the time has stopped in one place ... nice memories ..Many thanks again for the opportunity to listen to it again.

Postagens mais visitadas deste blog

BLACK MERDA - The Psych Funk of Black Merda (US Psych Soul Rock)

NÃO AMIGOS!! NÃO É UMA BANDA DE MERDA NÃO!! TRATA-SE DE UMA BANDA AMERICANA ATIVA DESDE A METADE DOS ANOS 60 E INÍCIO DOS 70, OS CARAS SÃO MUITO BONS E PRECURSORES DO PSYCH FUNK ROCK!!! VENENO MUITO BOM E UM DOS MELHORES NESSE ESTILO DE SOM!! PARA QUEM GOSTA DE UM BOM FUNK PSICODÉLICO BEM SWINGADO, PEGA QUE É GARANTIDO!! PARA QUEM ACHA O NOME DA BANDA ESTRANHO, ESTÁ AQUI ESSA CITAÇÃO QUE ACHEI NA INTERNET E QUE MELHOR RESUME ESSA QUESTÃO: ...vem do sotaque nos guetos negros americanos e do psicodelismo de uma época em que as bandas tinham nomes de cores: Blue Cheer, Pink Floyd, Deep Purple, etc. Mas, para azar dos irmãos Hawkins & seus comparsas, o título que escolheram para sua banda de rock tem duplo sentido em pelo menos 3 línguas latinas. Quem explica é Veesee ‘The Mighty V’, que além do baixo comanda os vocais da banda:  “Ficamos sabendo na internet que em português, francês e italiano ‘merda’ significa ‘cocô’! Originalmente nosso nome seria Black Murder, m...

HOWLIN WOLF - The Howlin Wolf Album (1969 Blues Psych)

APENAS UMA HOMENAGEM DO VENENOS DO ROCK A ESSE GRANDE MESTRE BLUESEIRO!! ESSE LP É UM DOS MAIS MALUCOS DO CARA E MISTUROU BLUES COM ROCK PSICODÉLICO!! A CHESS RECORDS TENTOU INCORPORAR AO VELHO E TRADICIONAL BLUES ALGUNS ARRANJOS MAIS "MALUCOS" E O QUE CAÍA BEM PARA O ANO DE 1969 ERA EXATAMENTE A PSICODELIA QUE ESTAVA NO AUGE, POR ISSO SAIU ESSE BOM DISCO QUE DEU NOVAS E PSICODÉLICAS ROUPAGENS AO BOM BLUES DE HOWLIN WOLF COM GUITARRAS WHA-WHA E TUDO MAIS!! UM ESTILO MAIS HENDRIX NO BLUES DO CARA!! PROJETO SIMILAR FOI FEITO COM MUDDY WATERS EM SEU ALBUM ELECTRIC MUD!! OS MÚSICOS AQUI SÃO OS MESMOS DOS DOIS PROJETOS!! VALE DIZER QUE O VELHO E TRADICIONAL HOWLIN WOLF TORCEU O NARIZ PARA ISSO MAS ACABOU CEDENDO E GRAVANDO O ALBUM, MAS MESMO ASSIM  DEPOIS DA GRAVAÇÃO ELE DETONOU DIZENDO QUE ISSO NÃO ERA BLUES!! ESSE PROTESTO TÁ ESCRITO NA PRÓPRIA CAPA DO LP!!! IMAGINEM UM LP ONDE O PRÓPRIO ARTISTA DIZ NA CAPA NÃO TER GOSTADO!! SÓ PODIA VENDER POUCO MESMO!! EU PARTICULARMENTE...

Master's Apprentices - Nickelodeon (1971 Australian Hard Rock Bluesy)

AUSTRALIAN BAND HIGH MUSIC QUALITY!! BANDA AUSTRALIANA DE ALTA QUALIDADE MUSICAL!! O DISCO GRAVADO AO VIVO NO NICKELODEON THEATRE EM DEZEMBRO DE 1970 JÁ COMEÇA COM UM PETARDO HARD ROCK VISCERAL E PODEROSO!! SEGUE COM "EVIL WOMAN" UM HARD ROCK BLUES COM 13 MINUTOS DE DURAÇÃO QUE É UMA OBRA PRIMA!! BEM, AS DEMAIS FAIXAS SEGUEM A MESMA LINHA COM ALGUMAS PASSAGENS MAIS LEVES, MAS O PREDOMÍNIO É O HARD ROCK MESCLADO COM BLUES AO ESTILO SETENTISTA E FEITO COM MAESTRIA!! CERTAMENTE ESTE É UM DOS GRANDES DISCOS DESTE ESTILO!! VENENO ALTAMENTE RECOMENDADO!! NÃO SÓ DE CANGURU VIVE A AUSTRALIA!! A highly-rated band who formed in Adelaide in 1965. Their diverse musical styles ranged from R'n'B to psychedelic rock to heavy rock. They were one of Australia's most popular bands of the sixties and their talent has continued to be recognised to this day.They formed out of the instrumental outfit The Mustangs who started playing raucous R'n'B material penned by their...