Pular para o conteúdo principal

Terry Reid - Bang Bang (1968 UK Hard Folk Soul Psych)


DISCO DO CARA QUE RECUSOU CONVITE PRA SER O PRIMEIRO VOCALISTA DO LED ZEPPELIN E DO DEEP PURPLE!! SE ELE SE ARREPENDEU EU NÃO SEI, SÓ PERGUNTANDO A ELE, MAS QUE PERDEU A GRANDE OPORTUNIDADE DA SUA VIDA ISSO EU NÃO TENHO DÚVIDA!! A HISTÓRIA É BEM INTERESSANTE E ESTÁ LOGO ABAIXO!!

Depois do fim dos Yardbirds, quando Jimmy Page ainda estava na fase de formulação da banda New Yardbirds, que seria o embrião do Led Zeppelin, a sua primeira escolha para o vocal foi exatamente Terry Reid. Reid foi uma figura conhecida na cena musical de Londres por algum tempo e o vocal do cara era perfeito para o tipo de blues e hard rock cru que Page estava procurando. Mas o momento era ruim e as obrigações contratuais anteriores eram piores ainda porque estava excursionando com várias bandas de peso como Cream, Jethro Tull, Fleetwood Mac e ainda por cima já estava com contrato assinado para abrir a turnê americana dos Rolling Stones, em 1969, naquele fatídico Festival de Altamont.  Em razão de tudo isso, Reid foi forçado a recusar a oferta de Page, mas ele sugeriu um amigo que cantava na Band Of Joy, Robert Plant, como a escolha ideal para ser o vocalista do Zeppelin. Plant e Reid tinham sido bons amigos ao longo dos anos e isso foi decisivo para que Plant integrasse o Led Zeppelin. Em razão disso, somando-se ao fato de que outro amigo de Terry Reid, John Boham, assumiria a bateria, Reid foi elemento chave na formação do Led Zeppelin.

E tem mais uma passagem intereesante desse cara. No mesmo ano em que recusou o vocal do Led Zeppelin, o vocalista Rod Evans estava saindo da banda Deep Purple e a primeira opção de Ritchie Blackmore foi exatamente Terry Reid, que novamente recusou, abrindo assim caminho para que Ian Gillan entrasse para a história com o Purple. 

Depois disso tudo, Reid continuou por conta própria com seu próprio grupo, lançando uma série de álbuns irregulares, mas com alguns trabalhos muito bons como esse primeiro disco, Bang Bang (1968), Terry Reid (1969), River (1973) e Seed Of Memory (1976). Esses pra mim são os destaques da sua discografia. 

Essa postagem aqui que é o seu primeiro disco gravado em 1968 e tem uma sonoridade bem variada. Passeia entre o Hard Rock, Folk, Soul e pitadas sutis da psicodelia. O vocal de Terry Reid é muito bom e não é a toa que tenha sido ele o primeiro convidado para os vocais do Led Zeppelin e do Deep Purple. O album tem versões interessantes como a própria Bang Bang que é um cover frenético da cantora Cher. Isso mesmo pessoal. Da Cher mesmo, e ficou muito legal nessa versão Reid. Tem também Summertime Blues, de Eddie Cochran, e Season of the Witch, de Donovan.  

------------------------------------------------
When Jimmy Page was in the formulation stages of putting Led Zeppelin together, his first choice for lead singer was Terry Reid. Reid had been a familiar fixture in the London music scene for some time and he was a natural for the type of raw blues and hard rock Page was looking for. But the timing was bad and the prior contractual obligations were worse, and Reid was forced to decline Page's offer. He did however suggest a friend, Robert Plant as an ideal choice for vocalist. Plant and Reid had been good friends over the years and it made perfect sense that Plant would be in Led Zeppelin.

Rather than fade into the woodwork, Reid was very much the architect for what was to become the legendary Led Zeppelin lineup. With Plant on vocals and another friend of Reid's, John Bonham on drums, Reid was a key element in the formation of one of the great bands in Rock history. But Reid continued on his own, with his own group, releasing a number of well received albums over the years, beginning with a track off tonight's album, Bang, Bang, You're Terry Reid from 1968.

Terry Reid - Guitar, Vocals 
Eric Leese - Keyboards 
Keith Webb - Drums 

01. Bang Bang (My Baby Shot Me Down) 4:12 
02. Tinker Taylor 2:53 
03. Erica 3:48 
04. Without Expression 4:47 
05. Sweater 2:03 
06. Something's Gotten Hold of My Heart 4:56 
07. Season of the Witch 10:09 
08. Writing on the Wall 4:46 
09. Summertime Blues 5:27
10. When I Get Home 3:38 
11. Loving Time 3:40 
12. The Hand Don't Fit The Glove 2:56
13. This Time 1:50

Comentários

Anônimo disse…
Grande post mermão,

o que escrever? apenas agradecer!

conhecia a historia, e acho q ele realmente pirou com o arependimento, mas enfim......isso já é para outra historia, quanto ao som, estava procurando..mas nada de achar....realmente é venono e dos bons para o feriadão.

abraços e novamente grato


Drachen
roqueiro disse…
Fala ae Menegon,tudo beleza!!!Cara,só vc mesmo pra arrumar uma raridade dessa.Sempre li a respeito,mas nunca tinha ouvido o Terry Reid.Muito massa
o som.Valeu e abração procê.
Henrique Rock
roqueiro disse…
FALA AE MENEGON,BELEZA!!!SÓ VC MESMO
PRA AJEITAR ESSA RARIDADE!NÃO TENHO
PALAVRAS PRA DIZER O QUANTO TEU BLOG É MAGNIFICO!!!CONTINUE SEMPRE ASSIM.SOU FANATICO POR ESSAS RARIDADES.ABRAÇÃO...

Postagens mais visitadas deste blog

BLACK MERDA - The Psych Funk of Black Merda (US Psych Soul Rock)

NÃO AMIGOS!! NÃO É UMA BANDA DE MERDA NÃO!! TRATA-SE DE UMA BANDA AMERICANA ATIVA DESDE A METADE DOS ANOS 60 E INÍCIO DOS 70, OS CARAS SÃO MUITO BONS E PRECURSORES DO PSYCH FUNK ROCK!!! VENENO MUITO BOM E UM DOS MELHORES NESSE ESTILO DE SOM!! PARA QUEM GOSTA DE UM BOM FUNK PSICODÉLICO BEM SWINGADO, PEGA QUE É GARANTIDO!! PARA QUEM ACHA O NOME DA BANDA ESTRANHO, ESTÁ AQUI ESSA CITAÇÃO QUE ACHEI NA INTERNET E QUE MELHOR RESUME ESSA QUESTÃO: ...vem do sotaque nos guetos negros americanos e do psicodelismo de uma época em que as bandas tinham nomes de cores: Blue Cheer, Pink Floyd, Deep Purple, etc. Mas, para azar dos irmãos Hawkins & seus comparsas, o título que escolheram para sua banda de rock tem duplo sentido em pelo menos 3 línguas latinas. Quem explica é Veesee ‘The Mighty V’, que além do baixo comanda os vocais da banda:  “Ficamos sabendo na internet que em português, francês e italiano ‘merda’ significa ‘cocô’! Originalmente nosso nome seria Black Murder, m...

HOWLIN WOLF - The Howlin Wolf Album (1969 Blues Psych)

APENAS UMA HOMENAGEM DO VENENOS DO ROCK A ESSE GRANDE MESTRE BLUESEIRO!! ESSE LP É UM DOS MAIS MALUCOS DO CARA E MISTUROU BLUES COM ROCK PSICODÉLICO!! A CHESS RECORDS TENTOU INCORPORAR AO VELHO E TRADICIONAL BLUES ALGUNS ARRANJOS MAIS "MALUCOS" E O QUE CAÍA BEM PARA O ANO DE 1969 ERA EXATAMENTE A PSICODELIA QUE ESTAVA NO AUGE, POR ISSO SAIU ESSE BOM DISCO QUE DEU NOVAS E PSICODÉLICAS ROUPAGENS AO BOM BLUES DE HOWLIN WOLF COM GUITARRAS WHA-WHA E TUDO MAIS!! UM ESTILO MAIS HENDRIX NO BLUES DO CARA!! PROJETO SIMILAR FOI FEITO COM MUDDY WATERS EM SEU ALBUM ELECTRIC MUD!! OS MÚSICOS AQUI SÃO OS MESMOS DOS DOIS PROJETOS!! VALE DIZER QUE O VELHO E TRADICIONAL HOWLIN WOLF TORCEU O NARIZ PARA ISSO MAS ACABOU CEDENDO E GRAVANDO O ALBUM, MAS MESMO ASSIM  DEPOIS DA GRAVAÇÃO ELE DETONOU DIZENDO QUE ISSO NÃO ERA BLUES!! ESSE PROTESTO TÁ ESCRITO NA PRÓPRIA CAPA DO LP!!! IMAGINEM UM LP ONDE O PRÓPRIO ARTISTA DIZ NA CAPA NÃO TER GOSTADO!! SÓ PODIA VENDER POUCO MESMO!! EU PARTICULARMENTE...

Master's Apprentices - Nickelodeon (1971 Australian Hard Rock Bluesy)

AUSTRALIAN BAND HIGH MUSIC QUALITY!! BANDA AUSTRALIANA DE ALTA QUALIDADE MUSICAL!! O DISCO GRAVADO AO VIVO NO NICKELODEON THEATRE EM DEZEMBRO DE 1970 JÁ COMEÇA COM UM PETARDO HARD ROCK VISCERAL E PODEROSO!! SEGUE COM "EVIL WOMAN" UM HARD ROCK BLUES COM 13 MINUTOS DE DURAÇÃO QUE É UMA OBRA PRIMA!! BEM, AS DEMAIS FAIXAS SEGUEM A MESMA LINHA COM ALGUMAS PASSAGENS MAIS LEVES, MAS O PREDOMÍNIO É O HARD ROCK MESCLADO COM BLUES AO ESTILO SETENTISTA E FEITO COM MAESTRIA!! CERTAMENTE ESTE É UM DOS GRANDES DISCOS DESTE ESTILO!! VENENO ALTAMENTE RECOMENDADO!! NÃO SÓ DE CANGURU VIVE A AUSTRALIA!! A highly-rated band who formed in Adelaide in 1965. Their diverse musical styles ranged from R'n'B to psychedelic rock to heavy rock. They were one of Australia's most popular bands of the sixties and their talent has continued to be recognised to this day.They formed out of the instrumental outfit The Mustangs who started playing raucous R'n'B material penned by their...