Pular para o conteúdo principal

AYERS ROCK - Big Red Rock (1974 Australian Jazz Bluesy Rock Fusion)


BOM VENENO AUSTRALIANO E COM PEDIGREE!!

A Ayers Rock foi uma banda de jazz fusion e rock progressivo de Melbourne, na Austrália. O grupo formou-se em 1973 e incluía muitos músicos de rock bem viajados; o baterista Mark Kennedy já havia tocado na SPECTRUM e nas sessões de King Harvest And Friends. O baixista Duncan McGuire, que também era engenheiro de gravação e produtor experiente, tinha tocado em grupos australianos desde a década de 1950, incluindo The Phantoms, The Epics e The Questions (que mais tarde tornou-se Doug Parkinson In Focus), e também tocou com King Harvest. O guitarrista Ray Burton já tocara com The Dave Bridge Quartet, The Delltones e The Executives, e trabalhou com Helen Reddy nos Estados Unidos, onde ele escreveu a música para o sucesso internacional de Reddy, “I Am Woman".

O trio foi reforçado com o guitarrista Jimmy Doyle, cujos créditos anteriores abrangiam The Delltones e Dig Richards e trabalhos como diretor musical da pianista Winifred Atwell em suas turnês australianas; Doyle também foi músico de estúdio, tendo participado, em 1969, das gravações do LP “Workin’ On A Groovy Think”, de Neil Sedaka, e do hit single australiano “Wheeling West Virginia”, ocorridas em Sydney. O novo grupo foi inicialmente chamado McGuire, Kennedy & Burton, mas mudou seu nome alguns meses depois para Ayers Rock, quando juntou-se à banda o saxofonista Col Loughnan. Loughnan começou sua carreira musical como vocalista, e tornou-se conhecido na Austrália na década de 1960 depois que assumiu como cantor principal do popular quarteto vocal Delltones, após a morte do membro fundador do grupo, Noel Widerberg.

A Ayers Rock assinou contrato com a Mushroom Records e lançou seu primeiro single, "Rock 'N Roll Fight”, em dezembro de 1973. Em 1974, a banda emitiu seu primeiro disco longo, “Big Red Rock”, gravado ao vivo no Armstrong Studio, em Melbourne, contendo uma nova versão para “Lady Montego”, de McGuire, lançada originalmente pela Friends. O sucesso do álbum permitiu ao grupo excursionar pelos Estados Unidos (onde a banda assinou com a A&M Records) em 1975-1976. Depois que o seu segundo disco, “Beyond”, foi lançado em 1976, o grupo parou por um tempo; em 1979, alguns membros reagruparam-se para o lançamento de um terceiro LP, “Hot Spell”, que saiu em 1980. O grupo separou-se em 1981.


Taped live in Melbourne over two nights in September 1974, their first album, "Big Red Rock", is made up of rather bluesy, rock-based songs with sax and flute that give it a slight jazzy feel.

Australian band's Ayers Rock debut album was recorded live, but the sound quality is excellent! As it often happens with marginal prog markets, even if this album was recorded in 1974, it sounds more as US band from 1969-70.

The music on this album is mostly slightly psychedelic blues-rock with some jazz-rock elements. Album's opener "Lady Montego" is melodic and energetic song mixing blues rock, sax and CCR influences. Vocals are really strong and have some John Fogherty timbres. "Talkin' 'Bout You" is another bluesy rocker with plenty of sax. The sound could be compared with early "Bad Company" american version with plenty of sax added.

Chris Brown (Electric & Acoustic 12-string Guitars / Lead Vocals)
Col Loughnan (Tenor, baritone, electric soprano saxes / Vocals / Flute / Electric piano / Percussion)
James Doyle (Electric and Acoustic 6-string Guitars / Percussion / Multron guitar)
Duncan McGuire (Fender jazz and fretless basses)
Mark Kennedy (Drums / Percussion)

1. Lady Montego (McGuire) 2:49
2. Talkin' 'Bout You (McGuire) 3:57
3. Goin' Home (McGuire) 3:03
4. Crazy Boys - The Hamburger Song (Loughnan) 9:10
5. Nostalgic Blues (Brown) 4:37
6. Big Red Rock (Loughnan) 8:28
7. Boogie Woogie Waltz (Zawinul) 10:12
8. Get Out To The Country (Brown) 4:37

Comentários

maurizaorocha disse…
tristeza o link ta quebradoo. da pra renovar!?? ja agradecido
maurizaorocha disse…
infelizmente o link ta quebrado. pode por gentiliza reabilitar
Menegon disse…
LINK REFORMADO E POSTAGEM ATIVA!! DESFRUTEM DESSE BOM VENENO!!!

Postagens mais visitadas deste blog

BLACK MERDA - The Psych Funk of Black Merda (US Psych Soul Rock)

NÃO AMIGOS!! NÃO É UMA BANDA DE MERDA NÃO!! TRATA-SE DE UMA BANDA AMERICANA ATIVA DESDE A METADE DOS ANOS 60 E INÍCIO DOS 70, OS CARAS SÃO MUITO BONS E PRECURSORES DO PSYCH FUNK ROCK!!! VENENO MUITO BOM E UM DOS MELHORES NESSE ESTILO DE SOM!! PARA QUEM GOSTA DE UM BOM FUNK PSICODÉLICO BEM SWINGADO, PEGA QUE É GARANTIDO!! PARA QUEM ACHA O NOME DA BANDA ESTRANHO, ESTÁ AQUI ESSA CITAÇÃO QUE ACHEI NA INTERNET E QUE MELHOR RESUME ESSA QUESTÃO: ...vem do sotaque nos guetos negros americanos e do psicodelismo de uma época em que as bandas tinham nomes de cores: Blue Cheer, Pink Floyd, Deep Purple, etc. Mas, para azar dos irmãos Hawkins & seus comparsas, o título que escolheram para sua banda de rock tem duplo sentido em pelo menos 3 línguas latinas. Quem explica é Veesee ‘The Mighty V’, que além do baixo comanda os vocais da banda:  “Ficamos sabendo na internet que em português, francês e italiano ‘merda’ significa ‘cocô’! Originalmente nosso nome seria Black Murder, m...

HOWLIN WOLF - The Howlin Wolf Album (1969 Blues Psych)

APENAS UMA HOMENAGEM DO VENENOS DO ROCK A ESSE GRANDE MESTRE BLUESEIRO!! ESSE LP É UM DOS MAIS MALUCOS DO CARA E MISTUROU BLUES COM ROCK PSICODÉLICO!! A CHESS RECORDS TENTOU INCORPORAR AO VELHO E TRADICIONAL BLUES ALGUNS ARRANJOS MAIS "MALUCOS" E O QUE CAÍA BEM PARA O ANO DE 1969 ERA EXATAMENTE A PSICODELIA QUE ESTAVA NO AUGE, POR ISSO SAIU ESSE BOM DISCO QUE DEU NOVAS E PSICODÉLICAS ROUPAGENS AO BOM BLUES DE HOWLIN WOLF COM GUITARRAS WHA-WHA E TUDO MAIS!! UM ESTILO MAIS HENDRIX NO BLUES DO CARA!! PROJETO SIMILAR FOI FEITO COM MUDDY WATERS EM SEU ALBUM ELECTRIC MUD!! OS MÚSICOS AQUI SÃO OS MESMOS DOS DOIS PROJETOS!! VALE DIZER QUE O VELHO E TRADICIONAL HOWLIN WOLF TORCEU O NARIZ PARA ISSO MAS ACABOU CEDENDO E GRAVANDO O ALBUM, MAS MESMO ASSIM  DEPOIS DA GRAVAÇÃO ELE DETONOU DIZENDO QUE ISSO NÃO ERA BLUES!! ESSE PROTESTO TÁ ESCRITO NA PRÓPRIA CAPA DO LP!!! IMAGINEM UM LP ONDE O PRÓPRIO ARTISTA DIZ NA CAPA NÃO TER GOSTADO!! SÓ PODIA VENDER POUCO MESMO!! EU PARTICULARMENTE...

Master's Apprentices - Nickelodeon (1971 Australian Hard Rock Bluesy)

AUSTRALIAN BAND HIGH MUSIC QUALITY!! BANDA AUSTRALIANA DE ALTA QUALIDADE MUSICAL!! O DISCO GRAVADO AO VIVO NO NICKELODEON THEATRE EM DEZEMBRO DE 1970 JÁ COMEÇA COM UM PETARDO HARD ROCK VISCERAL E PODEROSO!! SEGUE COM "EVIL WOMAN" UM HARD ROCK BLUES COM 13 MINUTOS DE DURAÇÃO QUE É UMA OBRA PRIMA!! BEM, AS DEMAIS FAIXAS SEGUEM A MESMA LINHA COM ALGUMAS PASSAGENS MAIS LEVES, MAS O PREDOMÍNIO É O HARD ROCK MESCLADO COM BLUES AO ESTILO SETENTISTA E FEITO COM MAESTRIA!! CERTAMENTE ESTE É UM DOS GRANDES DISCOS DESTE ESTILO!! VENENO ALTAMENTE RECOMENDADO!! NÃO SÓ DE CANGURU VIVE A AUSTRALIA!! A highly-rated band who formed in Adelaide in 1965. Their diverse musical styles ranged from R'n'B to psychedelic rock to heavy rock. They were one of Australia's most popular bands of the sixties and their talent has continued to be recognised to this day.They formed out of the instrumental outfit The Mustangs who started playing raucous R'n'B material penned by their...