Pular para o conteúdo principal

HIGHLIGHT POST

RED WHITE & BLUES - The Early Years [1971 Hard Blues Rock]

RARIDADE MÁXIMA!!! 🎸 BANDA EXTREMAMENTE RARA FORMADA EM ROCHESTER(NY) ALI PELO FINAL DOS ANOS 60!! AS MÚSICAS FORAM GRAVADAS NO PALCO DO TEATRO DA UNIVERSIDADE DE ROCHESTER PELA "BRIGHTON SOUND" EM 8 BOBINAS DE ROLO!!  ATÉ HOJE NUNCA FOI LANÇADO EM LP NEM EM CD!! AS FITAS FORAM ACHADAS POR "JOSH JETTY", FILHO DO BATERISTA DA RED WHITE & BLUES, "EARL JETTY", O QUAL REPASSOU AS CANÇÕES PARA OS VENENOS!!   NA VERDADE O FILHO BUSCA ATÉ HOJE ALGUMA GRAVADORA INTERESSADA EM LANÇAR ESSE ÁLBUM OFICIALMENTE NO MERCADO, MAS ATÉ O MOMENTO NÃO SURGIRAM INTERESSADOS!!  A GRANDE DIFICULDADE É QUE, MESMO O BATERISTA SENDO SEU PAI, ELE NÃO DETÉM OS DIREITOS AUTORAIS DAS MÚSICAS E NEM IMAGINA QUEM SEJAM OS DETENTORES, POR ISSO É QUE ESSAS MÚSICAS ESTÃO PERDIDAS NA OBSCURIDADE!!  🎸 VALE LEMBRAR QUE DEPOIS DESSAS GRAVAÇÕES A BANDA MUDA O NOME PARA "JOSHUA", GRAVANDO MAIS ALGUMAS PEROLAS QUE TAMBÉM FICARAM NA OBSCURIDADE E LOGO VOU POSTAR PARA OS ENVENENADOS A...

FREEDOM - Freedom at Last (1970 UK Hard Rock)


REPOSTAGEM ATENDENDO A VÁRIOS PEDIDOS DE ENVENENADOS!! TÁ AÍ ENTÃO PESSOAL!! EXCELENTE BANDA INGLESA QUE FAZIA UM HARD ROCK DE TIRAR O FOLEGO!! TEM UMA VERSÃO DE "TIME OF THE SEASON" DA BANDA ZOMBIES, "BUILT FOR COMFORT" DO MESTRE BLUESEIRO HOWLIN WOLF, UMA VERSÃO MUITO FURIOSA PRA "DIRTY WATER" DA BANDA DOS ANOS 60 STANDELLS E AINDA UMA VERSÃO PARA "CRY BABY CRY" DOS BEATLES!! NO MAIS O DISCO É HARD ROCK COM UMA HARMONIA PERFEITA QUE POR CERTAS VEZES, EM ALGUMAS FAIXAS, CONTÉM PITADAS DE BLUES E FOLK, MAS NADA EM ABUNDÂNCIA, NADA QUE TIRE A CRUEZA E ORIGINALIDADE DO BOM E VELHO HARD ROCK SETENTISTA DAQUELE BOM MESMO!! EXCELENTE VENENO QUE É UMA DIRETA NA VEIA E ALTAMENTE RECOMENDADO!! 

"A origem da banda remonta ao ótimo Procol Harum de Gary Brooker, conhecido pelo mega hit “A Whiter Shade of Pale”, que foi lançado em 1967 e trazia em sua formação o baterista e vocalista Bobby Harrison e o guitarrista Ray Royer. Estes dois músicos se juntaram ao tecladista Wike Lease e ao baixista Steve Shirley na primeira encarnação do Freedom." Após indas e vindas, embalado pela onda de power trios como Cream e Jimi Hendrix Experience e fortemente influenciados pelo blues rock do Led Zeppelin, Harrison junta-se ao guitarrista Roger Saunders e ao baixista Walter Monaghan para formar a segunda versão do Freedom, responsável pela fama do grupo.

Freedom At Last, o segundo LP do Freedom - e primeiro com esta formação - é um trabalho de primeira linha quando o assunto é rock and roll. O disco abre com “Enchanted Wood”, faixa que já mostra a pegada da banda, destacando o vocal com grande qualidade de Harrison, o baixo no melhor estilo e a guitarra a todo momento. Uma maravilha de música! A próxima é a versão para um blues de Howlin Wolf chamado “Deep Down in The Bottom”, aqui totalmente revisitado no melhor estilo zeppeliniano. Novamente a banda demonstra a garra que lhe era peculiar.

“Have Love Will Travel” é mais popzinha, porém destaca uma pegada bem legal. A próxima faixa é de matar: trata-se de uma versão estupenda da balada “Cry Baby Cry”, dos Beatles, cuja versão original está no White Album de 1968. Vale ouvir para perceber a diferença do vocal de Bobby Harrison. Se no White Album “Cry Baby Cry” está “perdida” entre as trinta músicas do álbum, em At Last o Freedom conseguiu criar um clima de grande destaque e fortes emoções.

Para aumentar a emoção, a banda ainda teve inspiração para recriar outro clássico e transformá-lo em algo mais forte que sua versão original. Trata-se da linda “Time of the Season”, música retirada do clássico absoluto Odessey and Oracle, lançado em 1968 pelo grupo inglês The Zombies. Atenção especial para os solos de guitarra e para o acompanhamento do baixo.

Na sequência temos novamente o blues dando a tônica do disco. Primeiro “Hoo Doo Man”, e na depois um hino de Willie Dixon, a regravadíssima “Built for Comfort”. “Fly”, a próxima, é muito interessante, bem no estilo em voga na época. Em seguida surge “Never Loved a Girl”, de Dell Shanon, uma beleza de balada com destaque novamente para o belo vocal de Harrison. A décima faixa é “My Life”, cantada numa levada incrivelmente similar com a que David Bowie faria em discos como Hunky Dory e The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars. Teria Bowie, antes de alcançar a glória, sido influenciado pelo Freedom?

Nesta altura o álbum já venceu a prova da qualidade, mas ainda não acabou. “Can’t Stay” encaminha o trabalho para o final com um refrão que, sinceramente, emociona. Para encerrar, “Dusty Track”, que deixa uma vontade de começar tudo de novo. - Wagner Xavier -


Freedom's first album after drummer/singer Bobby Harrison totally revamped the lineup was typical lumpy British hard rock circa 1969, with nothing in the way of interesting songwriting or instrumental innovation to grab one's attention. In a way, they made for an ideal support act for an emerging and insecure headliner; they weren't going to upstage anyone. Sometimes they would leave off the generic blues-flavored hard rock for poppier or folkier material with harmonies, but melody and originality were not present in abundance. And it's playing a losing game to record covers of the Beatles' "Cry Baby Cry" and the Zombies' "Time of the Season," both of which had just been released, in much better and more popular versions of course, by the original artists; the Howlin' Wolf covers don't do the master much credit, either. (Review from OrexisofDeath)

Bobby Harrison - Drums, Percussions and Vocal
Roger Saunders - Electric & Acoustic Guitars, Piano, Organ and Vocal
Walter Monaghan - Bass Guitar, Electric Guitar, Piano, Melotron and Vocal
Guest:
Sam: Piano on "Hoo Doo Man"

01-ENCHANTED WOOD
02-DEEP DOWN IN THE BOTTOM
      https://youtu.be/qd8ZmmBtye8
03-HAVE LOVE WILL TRAVEL
04-CRY BABY CRY
05-TIME OF THE SEASON
06-HOO DOO MAN
07-BUILT FOR COMFORT
08-FLY
09-NEVER LOVED A GIRL
10-MY LIFE
11-CAN'T STAY WITH ME
12-DUSTY TRACK
13-DIRTY WATER
14-AIN'T NO CHANCE TO SCORE

Comentários

Luis Felipe disse…
e ae Carlos, essa é a mesma banda do disco Black on White???
nathan disse…
Esse é um dos discos que eu mais aprecio... muito bom
Menegon disse…
Sim Luis Felipe é essa mesma banda!! Abraço!!
Excelente disco, ainda tenho a fita k7 gravada deste disco, muito bom mesmo!
Anônimo disse…
Obrigado Luiz Carlos pelo repost do Freedom at Last. Agora sim poderei baixá-lo, ouvir e assim que encontrá-lo pela frente comprar. Aliás, encontrar eu já encontrei mais o preço é muito salgado. Grande abraço, vou continuar aqui no blog que realmente só existem pérolas para serem descobertas. Parabéns.
Sergey disse…
I didn't have this release with bonus. Great post Many thanks for share.
Unknown disse…
mgauoload doesn't exist. Please give us a new link
VendoTV disse…
por favor, estou procurando essa banda há eras, mas só conheci seu blog agora...tem como reupar esses links
parabéns e um abraço
marcos

Postagens mais visitadas deste blog

BLACK MERDA - The Psych Funk of Black Merda (US Psych Soul Rock)

NÃO AMIGOS!! NÃO É UMA BANDA DE MERDA NÃO!! TRATA-SE DE UMA BANDA AMERICANA ATIVA DESDE A METADE DOS ANOS 60 E INÍCIO DOS 70, OS CARAS SÃO MUITO BONS E PRECURSORES DO PSYCH FUNK ROCK!!! VENENO MUITO BOM E UM DOS MELHORES NESSE ESTILO DE SOM!! PARA QUEM GOSTA DE UM BOM FUNK PSICODÉLICO BEM SWINGADO, PEGA QUE É GARANTIDO!! PARA QUEM ACHA O NOME DA BANDA ESTRANHO, ESTÁ AQUI ESSA CITAÇÃO QUE ACHEI NA INTERNET E QUE MELHOR RESUME ESSA QUESTÃO: ...vem do sotaque nos guetos negros americanos e do psicodelismo de uma época em que as bandas tinham nomes de cores: Blue Cheer, Pink Floyd, Deep Purple, etc. Mas, para azar dos irmãos Hawkins & seus comparsas, o título que escolheram para sua banda de rock tem duplo sentido em pelo menos 3 línguas latinas. Quem explica é Veesee ‘The Mighty V’, que além do baixo comanda os vocais da banda:  “Ficamos sabendo na internet que em português, francês e italiano ‘merda’ significa ‘cocô’! Originalmente nosso nome seria Black Murder, m...

HOWLIN WOLF - The Howlin Wolf Album (1969 Blues Psych)

APENAS UMA HOMENAGEM DO VENENOS DO ROCK A ESSE GRANDE MESTRE BLUESEIRO!! ESSE LP É UM DOS MAIS MALUCOS DO CARA E MISTUROU BLUES COM ROCK PSICODÉLICO!! A CHESS RECORDS TENTOU INCORPORAR AO VELHO E TRADICIONAL BLUES ALGUNS ARRANJOS MAIS "MALUCOS" E O QUE CAÍA BEM PARA O ANO DE 1969 ERA EXATAMENTE A PSICODELIA QUE ESTAVA NO AUGE, POR ISSO SAIU ESSE BOM DISCO QUE DEU NOVAS E PSICODÉLICAS ROUPAGENS AO BOM BLUES DE HOWLIN WOLF COM GUITARRAS WHA-WHA E TUDO MAIS!! UM ESTILO MAIS HENDRIX NO BLUES DO CARA!! PROJETO SIMILAR FOI FEITO COM MUDDY WATERS EM SEU ALBUM ELECTRIC MUD!! OS MÚSICOS AQUI SÃO OS MESMOS DOS DOIS PROJETOS!! VALE DIZER QUE O VELHO E TRADICIONAL HOWLIN WOLF TORCEU O NARIZ PARA ISSO MAS ACABOU CEDENDO E GRAVANDO O ALBUM, MAS MESMO ASSIM  DEPOIS DA GRAVAÇÃO ELE DETONOU DIZENDO QUE ISSO NÃO ERA BLUES!! ESSE PROTESTO TÁ ESCRITO NA PRÓPRIA CAPA DO LP!!! IMAGINEM UM LP ONDE O PRÓPRIO ARTISTA DIZ NA CAPA NÃO TER GOSTADO!! SÓ PODIA VENDER POUCO MESMO!! EU PARTICULARMENTE...

Master's Apprentices - Nickelodeon (1971 Australian Hard Rock Bluesy)

AUSTRALIAN BAND HIGH MUSIC QUALITY!! BANDA AUSTRALIANA DE ALTA QUALIDADE MUSICAL!! O DISCO GRAVADO AO VIVO NO NICKELODEON THEATRE EM DEZEMBRO DE 1970 JÁ COMEÇA COM UM PETARDO HARD ROCK VISCERAL E PODEROSO!! SEGUE COM "EVIL WOMAN" UM HARD ROCK BLUES COM 13 MINUTOS DE DURAÇÃO QUE É UMA OBRA PRIMA!! BEM, AS DEMAIS FAIXAS SEGUEM A MESMA LINHA COM ALGUMAS PASSAGENS MAIS LEVES, MAS O PREDOMÍNIO É O HARD ROCK MESCLADO COM BLUES AO ESTILO SETENTISTA E FEITO COM MAESTRIA!! CERTAMENTE ESTE É UM DOS GRANDES DISCOS DESTE ESTILO!! VENENO ALTAMENTE RECOMENDADO!! NÃO SÓ DE CANGURU VIVE A AUSTRALIA!! A highly-rated band who formed in Adelaide in 1965. Their diverse musical styles ranged from R'n'B to psychedelic rock to heavy rock. They were one of Australia's most popular bands of the sixties and their talent has continued to be recognised to this day.They formed out of the instrumental outfit The Mustangs who started playing raucous R'n'B material penned by their...