VENENO RARO E DE UMA BANDA MUITO BOA QUE FAZIA UM PROGRESSIVO JAZZ ROCK DE EXCELÊNCIA, COM ALTAS DOSES DE FLAUTAS QUE POR VEZES LEMBRA MUITO A JETHRO TULL!! O ALBUM FLUI NATURALMENTE COM BOA MUSICA E COM BONS MUSICOS!! A BANDA FOI FORMADA EM 1968 E FAZIA UM SOM INFLUENCIADO PELO BLUES ROCK DE HENDRIX E TEN YEARS AFTER!! MAS UMA PAIXÃO REPENTINA PELO ROCK PROGRESSIVO, ESPECIALMENTE PELA BANDA JETHRO TULL, FEZ COM QUE ELES PRODUZISSEM SUA PRÓPRIA MÚSICA E AÍ VEIO ESSE ALBUM MUITO BOM E COM MUITA INFLUÊNCIA DO JETHRO, ESPECIALMENTE PELA BOA FLAUTA QUE ROLA LEGAL EM PRATICAMENTE TODAS AS CANÇÕES!!
EM 1971 A LASTING WEEP COMEÇOU A ESCREVER UMA OPERA ROCK INTITULADA DE "L'ALBATROZ", MAS EM SEGUIDA A BANDA SE DESFEZ E O PROJETO TOMOU O MESMO RUMO!! PORÉM, NO INÍCIO DE 1976 UMA REVIRAVOLTA DO DESTINO FEZ COM QUE OS MEMBROS DA BANDA SE ENCONTRASSEM NOVAMENTE E COM ISSO REALIZARAM UMA SÉRIE DE PERFORMANCES AO VIVO PRA TOCAR A ÉPICA OPERA ROCK "L'ALBATROS" QUE HAVIAM ESCRITO ANTES DA BANDA TERMINAR!! ESTES SHOWS FORAM PROFISSIONALMENTE GRAVADOS E MIXADOS MAS NUNCA LANÇADO EM DISCO!! FELIZMENTE, EM 2007, AS MASTER TAPES FORAM RECUPERADAS JUNTAMENTE COM AS MASTERS DAS SESSÕES DE ESTUDIO DE 1969 E MAIS ALGUNS OUTROS MATERIAIS!! ASSIM SURGIU ENTÃO ESSE VENENO DE BOA QUALIDADE MUSICAL E RECOMENDADO!!
Lasting Weep was formed in 1968 by Jerome Langlois (guitar, piano, clarinet), Alain Bergeron (flute), Mathieu Leger (percussions) and Claude Chapleau (bass) when they were just teenagers. The group's name was derived from Paul Verlaine's poem "Chanson d'Automne" ("Les sanglots longs..."), and was in English as was still the case with all rock groups from Quebec (Offenbach Soap Opera, WD Fisher, The Medium...) until the end of the decade. Lasting Weep's cover repertoire was heavily influenced by blues-rock (Hendrix, Ten Years After, etc.), and combined with classical music training and a new fascination for progressive rock (particularly Jethro Tull), the group began composing its own music. In 1969, having earned some studio time while working as session musicians (mainly for soundtracks), Lasting Weep professionally recorded three lengthy pieces which were never put on vinyl as the group was unable to attract a record label.The band played many shows in cafés and clubs, and was even invited to back-up King Crimson at College St-Laurent, and also played at the Festival de Manseau in 1970. In 1971, Lasting Weep began writing a rock opera entitled "L'Albatros", but in 1972 the group disbanded, and Langlois and Bergeron founded Maneige. Léger then joined the Quatuor de Jazz Libre du Québec, and played with Michel Madore, followed by Conventum, and eventually L'Orchestre Sympathique in 1976, while Chapleau went on to produce.In a strange twist of fate, just as he was leaving Maneige in early 1976, Langlois completed writing "L'Albatros" and convinced a who's who of progressive rock musicians to join him on stage to play his rock opera live. In February 1976, at La Bibliothèque Nationale in Montreal, Langlois was joined by his former bandmates from both Maneige and Lasting Weep, as well as Raôul Duguay, members of L'Orchestre Sympathique, Conventum, L'Engoulevent and others, to perform a series of live performances of his epic "L'Albatros", surely one of the most important events in Quebec's progressive music history. These shows were professionally recorded and mixed but never released on vinyl. Luckily, the master tapes were recovered, along with the masters of the 1969 studio sessions and some other material. And it is so that ProgresSon Music released the band's first commercial releases in 2007, on its ProgQuebec label."
- Alain Bergeron / flute, saxophone, vocals
- Jerome Langlois / guitar, piano, organ, clarinet, clavinet
- Claude Chapleau / bass guitar
- Mathieu Leger / drums, piano
- Gilles Schetagne / percussion
01. 29 Avril (11:39)
02. De mi a mi (9:02)
03. Magdalena (8:17)
04. Rien ne sert de courir, il faut partir a point (2:49)
05. Extrait de « Safari de peche » 1 (2:41)
06. Extrait de « Safari de peche » (25:50)
07. Bye-bye (live) (7:05)
08. Carmen Ketaine (live) (25:27)
09. Ma Thematique I (1:05)
10. Ma Thematique II (1:22)
4 comentários:
Fantastic! Thanks!
Me chama a atenção, e muito, o histórico dessa banda. Aliás, são muitas e muitas bandas, que por não terem "decolado" em razão do desdeixe da mídia e das gravadoras que só focavam o retorno($$$) que daria, ficaram no anonimato. Não estou querendo dizer que essas bandas fizeram ou poderiam ter feito músicas tão boas quanto fizeram Jethro Tull, Hendrix ou Ten Years After, citados como exemplo, mas talvez, se tivessem mais oportunidades poderiam ter feito coisas até melhor. E toda vez que ouço essas pérolas perdidas - e que tenho o privilégio de encontrar principalmente nesse blog - fico impressionado como a qualidade e capacidade das bandas e seus músicos. Agradeço o grande amigo Menegon por fazer o que a mídia e as gravadoras não fizeram. Não importa que a banda já se foi. Mas que fique cravado o seu legado. E que mesmo tardio, os ouvintes possam apreciar o idealismo dos caras.
Valeu Menegon! O que não faz uma flauta bem usada numa banda!
Abraço!
Parceiro, agradeço de coração e de esquizofrenia sua humildade e compaixão em compartilhar conosco essas belezuras... m nome da boa música e da gafe: puta que pariu!
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