terça-feira, 20 de junho de 2023

BOOGIE - In Freak Town (LP Version) [US 1968 Hard Blues Rock] FLAC


POSTAGEM EM FLAC E COM 8 BONUS TRACKS 
EXCLUSIVOS VENENOS DO ROCK!!

GRAVAÇÕES INÉDITAS DESTE POWER TRIO PODEROSO, NITIDAMENTE INFLUENCIADO POR CREAM, BLUE CHEER E JIMI HENDRIX!! BOOGIE FOI PROVAVELMENTE O PRIMEIRO GRUPO DE HARDS BLUES ROCK QUE SURGIU EM SAN FRANCISCO, SENDO FORMADO POR GRANDES NOMES DO ROCK AMERICANO!! TINHA BARRY "THE BEE" BASTIAN (CANNED HEAT), JOHN BARRETT (THE RYTHM DUKES) E FUZZY JOHN OXENDINE (ROKY ERICKSON & THE ALIENS)!! TOCARAM EM TODOS OS LENDÁRIOS PALCOS DO ROCK COMO THE ARK, AVALON, FILLMORE E MUITOS OUTROS, DIVIDINDO O PALCO COM BANDAS COMO BUFFALO SPRINGFIELD, QUICKSILVER, ACE OF CUPS, FLAMIN GROOVIES E COUNTRY JOE & THE FISH!! DESTAQUE PARA O SHOW EXPLOSIVO QUE FIZERAM NO SKY ROCK FESTIVAL, EM AGOSTO DE 1968, PARA UM PÚBLICO DE 150 MIL PESSOAS, SENDO O PRIMEIRO FESTIVAL DE ROCK MULTIBANDAS AO AR LIVRE REALIZADO NOS ESTADOS UNIDOS!!

INFELIZMENTE A HISTÓRIA CONTURBADA DA BANDA, COM MUITOS PROBLEMAS DE CONDUTA, QUE INCLUI TRAFICANTES DISFARÇADOS E ATÉ APREENSÕES DE MACONHA, ACABOU DEIXANDO ELES SEM CONTRATO COM UMA GRAVADORA!! SE METERAM EM MUITA ENCRENCA E NINGUÉM QUIS BANCAR OS CARAS!! A BOA NOTÍCIA É QUE UMA DEMO DE ESTÚDIO GRAVADA EM 1968 NO PACIFIC HIGH RECORDERS SOBREVIVEU!! E É EXATAMENTE ISSO QUE TEMOS AQUI NESSA POSTAGEM!! É O PRIMEIRO LANÇAMENTO EM VINIL DESSE MATERIAL!! ANTES DISSO SÓ HAVIA UM CD PRIVADO LANÇADO POR BARRY BASTIAN!! E O MELHOR!! AQUI TEM MAIS 8 MÚSICAS EXTRAS EXCLUSIVAS, SENDO ALGUMAS AO VIVO QUE ERA ONDE OS CARAS MAIS PERFORMAVAM!! AO VIVO ERAM AINDA MAIS DOIDOS E FURIOSOS!! VENENO PODEROSOS E ALTAMENTE RECOMENDADO!!

BARRY BASTIAN DEFINE ASSIM AS CANÇÕES DESSE LP:
‘In Freak Town’: Essa música foi meu reflexo de Haight-Ashbury quando cheguei a San Francisco, as pessoas perdidas e as drogas. Essa avaliação suavizou com o tempo. Percebi que aquele era um momento muito especial e que essas pessoas, todos nós, estávamos em busca de uma nova verdade pela qual viver. Abençoe todos eles.
To Me’: Uma canção de verdade e luz.
‘Wade In The Water’: Antiga melodia de domínio público com uma espécie de toque oriental de Ali Akbar Khan. Principalmente eu apenas toquei o que senti naquele momento no solo.
‘Prelude To Boogie’:  Nós sempre começamos nossos shows com uma jam instrumental de aquecimento. Era sempre uma nova criação naquele momento. Sempre foi o 'Prelude to Boogie', mesmo que fosse diferente a cada vez. Esta gravação foi o último ‘Prelude To Boogie’ que tocamos.
‘Chico Smoke El Ropo’:  Era a nossa música profissional de maconha.
I’d Hate To Lose You’:  Foi um blues de amor para uma garota que partiu meu coração.
Wade In The Water’ (alternate version) – original Unedited: Este e outros disponíveis em cartão de download/incluído no disco LP.
‘Merchant of Dreams’ (acoustic): Outra música de traficante de drogas como 'In Freak Town'. Essas duas músicas foram tocadas em uma afinação especial. Acho que o criei. Solte a 5ª corda de A para G. Permitindo que você toque a raiz do baixo na tonalidade de G.
In Freak Town’ (acoustic): Gravado no final de 1981-1982 com violão.

HISTÓRIA E CURIOSIDADES DA BANDA:
​BOOGIE #1 (FEBRUARY 1968 - MAY 1, 1969)
1) Barry Bastian vocals, guitar
2) John Barrett vocals, bass
3) 'Fuzzy John' Oxendine vocals, drums

Fevereiro de 1968: The Ark, Gate 6, Sausalito, Marin County, Califórnia
Na noite seguinte, depois que Barry Bastian ligou para John Barrett para informá-lo sobre o novo baterista, o recém-nascido Boogie, sem ensaio, estreou ao vivo no The Ark como banda de abertura para Buffalo Springfield. “No show, fui apresentado ao nosso novo baterista e à namorada dele (uma boa amiga até hoje)”, lembra John Barrett. “Eu nunca conheci Fuzzy antes, e estava preocupado porque não tínhamos nenhum ensaio e íamos tocar músicas que Barry escreveu. Correu muito bem, fiquei preocupado com a bateria, mas ele se saiu bem, foi excelente, como se estivesse conosco há anos.” A Arca era um velho barco a vapor convertido (o Charles Van Damme, construído em 1916) que transportava passageiros de Richmond para San Rafael por mais de 20 anos. Depois de ser desativada e despojada de suas partes, a velha balsa ficou sem litoral, ainda exibindo sua roda de pás, na orla de Sausalito, no meio da próspera comunidade flutuante da cidade onde, por exemplo, o grande falecido Otis Redding estava morando quando escreveu seu hit , '(Sittin' On) The Dock of the Bay' em agosto anterior. A infame restauradora de North Bay, Juanita Musson, hospedou seu jantar noturno, Juanita's Gallery, lá por três anos antes de levar sua famosa clientela e hijinks irreverentes para Sonoma Valley. Fred 'Marti' Martinez e Frank McGinnis então compraram o Van Damme, limparam o interior do barco e, em 1965, o transformaram em uma boate luxuosa chamada The Ark. 20h ou 21h e 2h e depois das 2h às 6h (quando o café da manhã era servido) e, ocasionalmente, matinê de fim de semana das 14h às 18h. Embora existam muitos pôsteres e folhetos legais anunciando os shows, em muitos casos foi uma ilusão ou o boca a boca que levou os artistas nomeados a serem incluídos. Como o The Ark raramente tinha dinheiro para pagar os artistas, todos recebiam um café da manhã Huevos Rancheros de cortesia pela manhã em troca de uma compensação financeira. Como tal, tornou-se um clube noturno para algumas das bandas de San Francico (notavelmente Moby Grape - que também o usou como local de ensaio durante a última parte de 1966 e fez sua estreia ao vivo lá). A propósito, foi supostamente naquela mesma noite, no meio de seu show de estreia, que o ex-baixista da California Memorial Band, Mark Ryan, sentou-se com a banda e "ele quebrou meu alto-falante de baixo, um amplificador Fender Dual Showman". também lembra John Barrett. “O transformador de saída estragou ao brincar com o gabinete desconectado. Há uma segurança para isso se desconectado do lado do amplificador, mas não do lado do alto-falante.”

fevereiro de 1968: Logo após sua estreia ao vivo, Boogie ensaiaram juntos pela primeira vez. “Tivemos nosso primeiro ensaio na Burry Olson's Leather Shop, no Portão 6, ao lado do The Ark”, relembra Barry Bastian. “Foi definitivamente um evento cósmico e foi sem dúvida a primeira banda de blues/heavy metal/rock a sair da cena de San Francisco. Eu estava hospedado em uma pequena casa flutuante do outro lado da água da loja de Burry. Naquela noite, fui para a cama enquanto visões de sucesso dançavam em minha cabeça. Fui então acordado por uma chamada frenética de que a Burry Olson's Leather Shop estava pegando fogo. Olhei pela janela e estava em chamas. Eu apenas rolei e dormi, foi demais para o meu cérebro. No dia seguinte, fui até a loja, JB e Fuzzy chegaram na mesma hora. Caminhamos pelas cinzas; pegou os toques da bateria e os quadros dos alto-falantes e percebeu o que realmente significava começar do começo. Nós apenas olhamos um para o outro e dissemos: ‘Ok! Acho que somos uma banda.' Nós brigamos por equipamento para usar. O Fender Showman de JB foi torrado, meu novo protótipo de amplificador TNT que eu estava usando com Lee Michaels estava nas cinzas e a boa bateria de Fuzzy estava em colapso. JB tinha um amplificador novo, Fuzzy tinha seu set mais antigo e eu tinha meus antigos Fender Bassmen e algumas buzinas que ajudavam a projetar os agudos nos grandes auditórios. E assim começamos. Nós mais ou menos montamos a banda com nossos primeiros shows no The Ark. Em seguida, fomos autorizados a usar o espaço de ensaio do Moby Grape no heliporto em Sausalito, pelo que ficamos muito gratos.” “Burry nos deixou montar entre os cintos, coletes e outras coisas que ele estava fazendo”, lembra também John Barrett. “Alguns dias depois, alguém me ligou da Arca e disse que a loja de Burry estava pegando fogo. Queimado no chão. Perdemos todos os amplificadores (incluindo meu Fender Dual Showman), bateria e outros equipamentos. Tínhamos nossas guitarras conosco, então elas sobreviveram. Amigos ajudaram, Don Wehr tinha uma loja de música e nos ajudou a conseguir novos amplificadores e baterias. Comprei um amplificador Sunn personalizado. Barry comprou um amplificador Sunn personalizado com alto-falantes de 6 a 12 polegadas. Então eu tenho uma guitarra Martin também. Um de nossos patrocinadores, Bob Black, também conhecido como 'Blackie', me deu o $$ para obtê-lo. Também conseguimos outro quarto no heliporto e um ótimo roadie, Bill Leidenthal. Ao lado estava o Blue Cheer, e do outro lado do corredor estava o Electric Flag, ao lado deles estava o Sons of Champlin. “Foi quando Bill Champlin e eu nos tornamos amigos”, lembra Fuzzy John. “Boogie and the Sons praticavam na mesma instalação e nos víamos 5 dias por semana.”

Sexta-feira, 22 de março - sábado, 23 de março de 1968: The Ark, Gate 6, Sausalito, Marin County, Califórnia: Boogie tocava das 2h às 6h todos os dias. Também no projeto: The Whispering Shadows. “Tínhamos um show constante no Ark”, lembra John Barrett. “Todo fim de semana tocando no horário das 2h às 6h, também conhecido como 'o show do café da manhã'. Bandas terminando no Fillmore e Avalon vinham depois de seus shows e tocavam conosco. Lembro-me de uma noite em que o Grateful Dead veio e trouxe todos os Fillmore com eles, cerca de 300 pessoas. Estava tão cheio que pensei que a Arca fosse afundar na lama para sempre! Todos os corpos subiram a temperatura até 37 graus (98,6F)! Tão quente que um dos meus calos quebrou meu dedo e o baixo ficou muito difícil de tocar. Onde antes havia um bom calo, agora havia uma mancha vermelha dolorida em meu dedo. Havia muito poucos pôsteres, se é que havia algum, para esses shows.”

Sábado, 6 de abril - domingo, 7 de abril de 1968: 'A Benefit', estacionamento fora da Arca, Portão 6, Sausalito, Condado de Marin, Califórnia: Boogie tocou em um baile beneficente, que durou das 10h às 20h todos os dias, para arrecadar dinheiro para cinco pessoas ainda presas após as recentes batidas antidrogas no condado de Marin. Buda, que está organizando os eventos, pede que não haja entradas gratuitas para que todos os cinco possam ser liberados. Também no projeto de lei: Quicksilver Messenger Service, Ace of Cups, Freedom Highway, Phoenix, Pacific Flash, Morning Glory, The Smoke, Dino Valenti, Clover, Gail Garnett e Gentle Rain, e muitos mais. “Tínhamos uma casa em Marin, perto da rodovia, para podermos praticar”, lembra John Barrett. “Depois da festa beneficente, lembro-me claramente de ir àquela casa para mais uma festa. De lá, nos mudamos para Fairfax no final de 1968.”

Segunda-feira, 8 de abril de 1968: Pacific High Recording Co., Gate 6, Sausalito, Marin County, Califórnia: Boogie entrou no Pacific High, um estúdio de gravação muito pequeno aberto alguns anos antes pelo engenheiro musical Peter Weston, e gravou três canções: 'Wade In The Water', 'To Me' e 'In Freak Town'. Essas faixas não foram lançadas até 22 de abril de 2022, quando surgiram no álbum póstumo da banda, 'In Freak Town' (Out-Sider Records OSR090).


BRAND NEW RECORDINGS FROM THIS POWERFUL POWER TRIO, CLEARLY INFLUENCED BY CREAM, BLUE CHEER AND JIMI HENDRIX!! BOOGIE WAS PROBABLY THE FIRST HARDS BLUES ROCK GROUP THAT ARISED IN SAN FRANCISCO, BEING FORMED BY BIG NAMES OF AMERICAN ROCK!! HAD BARRY "THE BEE" BASTIAN (CANNED HEAT), JOHN BARRETT (THE RYTHM DUKES) AND FUZZY JOHN OXENDINE (ROKY ERICKSON & THE ALIENS)!! PLAYED ON ALL THE LEGENDARY ROCK STAGES LIKE THE ARK, AVALON, FILLMORE AND MANY OTHERS, SHARING THE STAGE WITH BANDS LIKE BUFFALO SPRINGFIELD, QUICKSILVER, ACE OF CUPS, FLAMIN GROOVIES AND COUNTRY JOE & THE FISH!! HIGHLIGHT ON THE EXPLOSIVE SHOW THEY PLAYED AT THE SKY ROCK FESTIVAL, IN AUGUST 1968, TO AN AUDIENCE OF 150,000 PEOPLE, BEING THE FIRST OUTDOOR MULTIBAND ROCK FESTIVAL HELD IN THE UNITED STATES!!

UNFORTUNATELY, THE BAND'S TROUBLED HISTORY, WITH MANY PROBLEMS IN CONDUCT, WHICH INCLUDES DISGUISED DRUG DEALERS AND EVEN MARIJUNA ARREST, ENDED UP LEAVING THEM WITHOUT A RECORD CONTRACT!! THEY GOT INTO A LOT OF TROUBLE AND NOBODY WANTED TO BANK THE GUYS!! THE GOOD NEWS IS THAT A STUDIO DEMO RECORDED IN 1968 AT PACIFIC HIGH RECORDERS SURVIVES!! AND THAT'S EXACTLY WHAT WE HAVE HERE IN THIS POST!! THIS IS THE FIRST VINYL RELEASE OF THIS MATERIAL!! BEFORE THAT THERE WAS ONLY ONE PRIVATE CD RELEASED BY BARRY BASTIAN!! AND THE BEST!! HERE ARE 8 MORE EXCLUSIVE EXTRA SONGS, BEING SOME LIVE WHICH WAS WHERE THE GUYS PERFORMED THE MOST!! LIVE THEY WERE EVEN CRAZIER AND FURIOUS!! HIGHLY RECOMMENDED!!

BARRY BASTIAN DEFINES THE SONGS ON THIS LP THIS WAY:

‘In Freak Town’: This tune was my reflection of Haight-Ashbury when I first arrived in San Francisco, the lost people and drugs. That appraisal softened over time. I came to realize that this was a very special time, and that these people, all of us, were searching for a new truth to live by. Bless them all.
‘To Me’: A song of truth and light.
Wade In The Water’Old public domain melody with a kind of Eastern Ali Akbar Khan twist. Mostly I just played what I felt in that moment in the solo.
‘Prelude To Boogie’: We always started our gigs with a warm up instrumental jam. It was always a new creation at that moment. It was always the ‘Prelude to Boogie’, even though it was different every time. This recording was the last ‘Prelude To Boogie’ we ever played.
Chico Smoke El Ropo’: Was our pro cannabis tune.
‘I’d Hate To Lose You’: Was a love blues to a girl that broke my heart.
Wade In The Water’ (alternate version) – original Unedited: This and others available on download card/ included with LP record.
‘Merchant of Dreams’ (acoustic): Another circus-like dope dealer tune like ‘In Freak Town’. These two tunes were played in a special tuning. I guess I created it. Drop the 5th string A to a G. Allowing you to drone the bass root in the key of G.
‘In Freak Town’ (acoustic): Recorded year’s later 1981- 1982 with acoustic guitar. ‘Merchant of Dreams’ as well.

HISTORY AND CURIOSITIES OF THE BAND:

BOOGIE #1 (FEBRUARY 1968 - MAY 1, 1969)
1) Barry Bastian vocals, guitar
2) John Barrett vocals, bass
3) 'Fuzzy John' Oxendine vocals, drums

February 1968: The Ark, Gate 6, Sausalito, Marin County, California: The very next night after Barry Bastian called John Barrett to inform him about the new drummer, the newly born Boogie, without rehearsal, debuted live at The Ark as opening act for Buffalo Springfield. “At the gig, I was introduced to our new drummer, and his girlfriend (a good friend to this day),” recalls John Barrett. “I never met Fuzzy before, and I was worried because we had no rehearsal at all, and were going to play songs that Barry wrote. It went great, I was worried about the drums, but he did fine, he was excellent, like he had been with us for years.” The Ark was an old converted steamboat (the Charles Van Damme, built in 1916) that shuttled commuters from Richmond to San Rafael for over 20 years. After being decommissioned and stripped of its parts, the old ferry sat landlocked, still sporting its paddlewheel, on Sausalito's waterfront, in the middle of the town's thriving houseboat community where, for example, the great late Otis Redding was living when he wrote his hit, ‘(Sittin’ On) The Dock of the Bay’ the previous August. Infamous North Bay restaurateur Juanita Musson housed her late-night diner Juanita's Gallery there for three years before taking her famous clientele and irreverent hijinks to Sonoma Valley. Fred ‘Marti’ Martinez and Frank McGinnis then bought the Van Damme, cleaned up the boat's interior, and by 1965 they turned it into a plush after-hours nightclub called The Ark. It was run on a somewhat ad hoc basis, scheduling shows between 8pm or 9pm and 2am and then from 2am to 6am (when breakfast was served), and occasionally weekend matinee shows from 2pm to 6pm. Although there are lots of nice posters and handbills advertising the shows it was in many cases either wishful thinking or word of mouth that led to the artists named being included. As The Ark rarely had the money to pay performers, they were all fed a complimentary Huevos Rancheros breakfast in the morning in exchange for financial compensation. As such it became very much an after hours club for some of the San Francico bands (notably Moby Grape - who also used it as a practice venue during the latter part of 1966 and made their live debut there). By the way, it was supposedly that same night, in the middle of their debut gig, that the California Memorial Band's former bass player Mark Ryan sat-in with the band and “he broke my bass speaker, a Fender Dual Showman amp,” also recalls John Barrett. “The output transformer got cooked by playing with the cabinet unplugged. There is a safety for that if unplugged at the amp side, but not the speaker side.”  
 
February 1968: Soon after their live debut, Boogie rehearsed together for the first time. “We had our first rehearsal at Burry Olson's Leather Shop at Gate 6 next door to The Ark,” recalls Barry Bastian. “It was definitely a cosmic event and was no doubt the first blues / heavy metal / rock band to come out of the San Francisco scene. I was staying in a little houseboat just across the water from Burry's shop. That night I went off to bed while visions of success danced in my head. I was then awakened by a frantic call that Burry Olson's Leather Shop was on fire. I look out the window and it was ablaze. I just rolled over and slept, it was too much for my brain. The next day I walked over to the shop, JB and Fuzzy arrived about the same time. We walked through the ashes; pickup up drum rings and speaker frames, and came to realize what starting from the beginning really meant. We just looked at each other and said: ‘Ok! I guess were a band.’ We scuffled around for equipment to use. JB’s Fender Showman was toast, my new TNT proto type amp that I had been using with Lee Michaels, was in the ashes, and Fuzzy’s good drum kit was in meltdown. JB had some how scored a new amp, Fuzzy had his older set, and I had my old Fender Bassmen, and some driver horns that helped project the highs in the big auditoriums. And so we begin. We more or less put the band together with our first gigs at The Ark. We were then allowed the use of the Moby Grape rehearsal space at the Heliport in Sausalito, for which we were most grateful.” “Burry let us set up amongst the belts, vests, and stuff he was making,” also recalls John Barrett. “A few days later, someone called me from the Ark and said Burry's shop was on fire. Burned to the ground. We lost all amps (including my Fender Dual Showman), drums and other equipment. We had our guitars with us so they survived. Friends helped, Don Wehr had a music store and helped us get new amps and drums. I bought a custom made Sunn amp. Barry got a custom Sunn amp with 6-12 inch speakers. Then I got a Martin Guitar too. One of our sponsors, Bob Black, aka ‘Blackie,’ gave me the $$ to get it. We also got another room at the Heliport and a great roadie, Bill Leidenthal. Next door was Blue Cheer, and across the hall was Electric Flag, next to them was the Sons of Champlin.” “This was when Bill Champlin and I became friends,” also recalls Fuzzy John. “Boogie and the Sons practiced at the same facility, and we saw each other 5 days a week.”

Friday, March 22 - Saturday, March 23, 1968: The Ark, Gate 6, Sausalito, Marin County, California: Boogie played from 2am to 6am each day. Also on the bill: The Whispering Shadows. “We had a steady gig at the Ark,” recalls John Barrett. “Every weekend playing the 2am to 6am slot, aka ‘the breakfast show.’ Bands finiship up at the Fillmore and Avalon would come over after their gigs and jam with us. I remember one night the Grateful Dead came and brought all the Fillmore with them, about 300 people. It was so packed that I thought the Ark was going to sink into the mud forever! All the bodies rose the temperature up to 37 degrees (98.6F)! So hot that one of my callouses broke off my finger and the bass became very difficult to play. Where a nice callous once was, now was a sore red spot on my finger. There were very few posters, if any, for these gigs.”

Saturday, April 6 - Sunday, April 7, 1968: 'A Benefit', parking lot outside The Ark, Gate 6, Sausalito, Marin County, California: Boogie played at a benefit dance, which lasted from 10am to 8pm each day, to raise money for five persons still in jail following the recent drug raids in Marin County. Buddha, who is organizing the events, asks that there be no free admissions in order that all five can be released. Also on the bill: Quicksilver Messenger Service, Ace of Cups, Freedom Highway, Phoenix, Pacific Flash, Morning Glory, The Smoke, Dino Valenti, Clover, Gail Garnett and Gentle Rain, and many more. “We had a house in Marin, next to the freeway so we could practice,” recalls John Barrett. “After the benefit, I distinctly remember going to that house for more party. From there we moved to Fairfax in late 1968.” 

Monday, April 8, 1968: Pacific High Recording Co., Gate 6, Sausalito, Marin County, California: Boogie entered Pacific High, a very small recording studio opened few years earlier by music engineer Peter Weston, and recorded three songs: 'Wade In The Water', 'To Me', and 'In Freak Town'. These tracks remained unissued until April 22, 2022, when they surfaced in the band’s posthumous album, ‘In Freak Town’ (Out-Sider Records OSR090). 

SIDE 1: RECORDED AT PACIFIC HIGH RECORDING CO. 1968
01.In Freak Town 4:35
02.To Me 5:32
03.Wade in the Water 7:04

SIDE 2: LIVE AT NEW DREAM BOWL 1969
04.Prelude to Boogie 13:31
05.Chico Smoke Elropo 3:03
06.I'd Hate to Lose You 6:24

EXCLUSIVE VENENOS DO ROCK BONUS TRACKS
07.Wade In The Water (alternate version)
08.Merchant of Dreams (Acoustic)
09.In Freak Town (Acoustic)
10.Sweet Cheese Luna
11.Barritt's Buddy's Boogie
12.Everybody Wants You
13.School Kids On Yonders Wall
14.Self Affection

4 comentários:

Proggy disse...

Man you're on a roll finding some of these obscure gems..... great work and keep the great music coming....

juan manuel muñoz disse...

Mil gracias, amigo. Saludos afectuosos.

Paulo Sergio Magalhaes disse...

Top Menegon, muito obrigado.

Jean disse...

Boogie, veneno poderoso! C' est le mot convenable! Muchas gracias, Luiz, mille merci!