Pular para o conteúdo principal

BEEFEATERS - The Secret Tapes [Denmark 1968 Blues Psych Prog]


VENENO RARÍSSIMO!! TRATA-SE DE MATERIAL RARO DA BANDA!! GRAVADO EM ALGUM LUGAR NA ESCANDINÁVIA, EM 1968, POR UM AMIGO DOS CARAS, TEM UM SOM BOM DEVIDO AO FATO DE QUE FOI USADO UM APARELHO CHAMADO "REEL-TO REEL" COM DOIS MICROFONES, UM NO SOLISTA E OUTRO NO GRUPO!! ERA O MELHOR QUE SE PODERIA FAZER EM TERMOS DE GRAVAÇÕES CASEIRAS NA ÉPOCA!! AS FITAS FORAM CUIDADOSAMENTE LIMPAS E O SOM FOI ESTRUTURADO DE FORMA QUE HOUVESSE PROFUNDIDADE E STEREO!! TUDO ISSO, MAIS O FATO DE QUE A BANDA GRAVOU DESPREOCUPADA, SOA BASTANTE AUTÊNTICO E ORIGINAL, BEM DIFERENTE DAS GRAVAÇÕES DE ESTÚDIO QUE SÃO SUPERVISIONADAS POR GRAVADORAS E TAL...AÍ OS CARAS VIAJARAM TRANQUILOS, FAZENDO LONGAS JAM SESSIONS COM BASTANTE USO DE FLAUTAS E ORGAN FARFISA, MISTURANDO BLUES COM PSICODELISMO, PROGRESSIVO E JAZZ!! ESTAVAM LIVRES, BRINCANDO DE FAZER SOM... VENENO RARÍSSIMO E VIAJANTE!! VALE A PENA DAR UM TÉKINHO!!

"Um precursor dessa banda foi formado em Copenhague no início de 1964, mas sua forte orientação para blues-rock começou apenas com a chegada de Peter Thorup em 1966. Em 1967, The Beefeaters tocou como banda de apoio para Jimi Hendrix, John Mayall e Pink Floyd durante seus shows na Dinamarca. Os dois albuns iniciais da banda foram os melhores esforços de "blues-rock" de primeira classe para arquivar álbuns de John Mayall, Early Fleetwood Mac e até Cuby & The Blizzards. O primeiro álbum foi, junto com Steppeulvene, o álbum dinamarquês mais importante de 1967. Os Beefeaters também não eram inteiramente puristas de blues, eles também exibiam influências de beat e soul. O som (muito bem desenvolvido para 1967) foi em grande parte baseado nos talentos de Thorup como vocalista e guitarrista, mas o órgão Farfisa de Kjærumsgård (às vezes substituído pelo piano) obviamente aumentou o som do grupo. Burnin 'Red Ivanhoe foi um dos muitos grupos que mais tarde copiou esse distintivo som de órgão.

The Secret Tapes - Live Somewhere In Scandinavia November 1968
This is a gold-stroke. Tapes are from around '68. They were recorded privateley by af friend, and the sound is great due to the fact that it was reel-to reel and 2 mics: 1 at the soloist, another at the "group". Tapes are carefully cleaned up, and sound is matrixed in a way so there is both depth and wide stereo, plus the group plays superb.

Recordings from 1968;This CD shows what it was all about in the late sixties. The private (good) recordings reveals a band that take it's time to do the things, and the 'things' are macnificent! Peter Thorup's singing is in a class of its own, and the band is so well playing. This private recordings reveals also a more 'free'an collective style than their studio recordings.

This rare recordings shows what it was all about in the late sixties. The private (good) recordings reveals a band that take it’s time to do the things, and the ‘things’ are macnificent! Peter Thorup’s singing is in a class of its own, and the band is so well playing. This private recordings reveals also a more ‘free’an collective style than their studio recordings.

A precursor to this band was formed in Copenhagen in early 1964, but their strong orientation towards blues-rock began only with the arrival of Peter Thorup in 1966. In 1967, The Beefeaters played as support band for Jimi Hendrix, John Mayall and Pink Floyd during their concerts in Denmark. Both albums were top-notch "real" blues-rock efforts to file along albums by John Mayall, early Fleetwood Mac and even Cuby & The Blizzards. The first album was, along with Steppeulvene, the most important Danish album of 1967. The Beefeaters weren't entirely blues purists either, they also displayed beat and soul influences. The sound (very well developed for 1967) was largely based on Thorup's talents as vocalist and guitarist, but Kjærumsgård's Farfisa organ (sometimes replaced by piano) obviously augmented the group’s sound. Burnin' Red Ivanhoe was one of many groups who later copied this distinctive organ sound.


Peter Thorup – flute, guitar, vocal
Morten Kjærumgaard – organ
Keith Volkersen - bass
Max Nhuthzhi – drums 

01. It’s Not That I Don’t Now 9.58
02. You Changed My Way Of Living  3.59
03. I Put A Spell On You  10.04
04. It Ain’t Necessarilly So  7.08
05. Mister You’re A Better Man  5.54
06. I Want To Know  4.51
07. Night Train  5.02
08. Parchman Farm  5.47
09. Tell About My Baby 12.18
10. I Thought That I Knew 6.17
https://youtu.be/MLscVQuEI0I

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLACK MERDA - The Psych Funk of Black Merda (US Psych Soul Rock)

NÃO AMIGOS!! NÃO É UMA BANDA DE MERDA NÃO!! TRATA-SE DE UMA BANDA AMERICANA ATIVA DESDE A METADE DOS ANOS 60 E INÍCIO DOS 70, OS CARAS SÃO MUITO BONS E PRECURSORES DO PSYCH FUNK ROCK!!! VENENO MUITO BOM E UM DOS MELHORES NESSE ESTILO DE SOM!! PARA QUEM GOSTA DE UM BOM FUNK PSICODÉLICO BEM SWINGADO, PEGA QUE É GARANTIDO!! PARA QUEM ACHA O NOME DA BANDA ESTRANHO, ESTÁ AQUI ESSA CITAÇÃO QUE ACHEI NA INTERNET E QUE MELHOR RESUME ESSA QUESTÃO: ...vem do sotaque nos guetos negros americanos e do psicodelismo de uma época em que as bandas tinham nomes de cores: Blue Cheer, Pink Floyd, Deep Purple, etc. Mas, para azar dos irmãos Hawkins & seus comparsas, o título que escolheram para sua banda de rock tem duplo sentido em pelo menos 3 línguas latinas. Quem explica é Veesee ‘The Mighty V’, que além do baixo comanda os vocais da banda:  “Ficamos sabendo na internet que em português, francês e italiano ‘merda’ significa ‘cocô’! Originalmente nosso nome seria Black Murder, m...

HOWLIN WOLF - The Howlin Wolf Album (1969 Blues Psych)

APENAS UMA HOMENAGEM DO VENENOS DO ROCK A ESSE GRANDE MESTRE BLUESEIRO!! ESSE LP É UM DOS MAIS MALUCOS DO CARA E MISTUROU BLUES COM ROCK PSICODÉLICO!! A CHESS RECORDS TENTOU INCORPORAR AO VELHO E TRADICIONAL BLUES ALGUNS ARRANJOS MAIS "MALUCOS" E O QUE CAÍA BEM PARA O ANO DE 1969 ERA EXATAMENTE A PSICODELIA QUE ESTAVA NO AUGE, POR ISSO SAIU ESSE BOM DISCO QUE DEU NOVAS E PSICODÉLICAS ROUPAGENS AO BOM BLUES DE HOWLIN WOLF COM GUITARRAS WHA-WHA E TUDO MAIS!! UM ESTILO MAIS HENDRIX NO BLUES DO CARA!! PROJETO SIMILAR FOI FEITO COM MUDDY WATERS EM SEU ALBUM ELECTRIC MUD!! OS MÚSICOS AQUI SÃO OS MESMOS DOS DOIS PROJETOS!! VALE DIZER QUE O VELHO E TRADICIONAL HOWLIN WOLF TORCEU O NARIZ PARA ISSO MAS ACABOU CEDENDO E GRAVANDO O ALBUM, MAS MESMO ASSIM  DEPOIS DA GRAVAÇÃO ELE DETONOU DIZENDO QUE ISSO NÃO ERA BLUES!! ESSE PROTESTO TÁ ESCRITO NA PRÓPRIA CAPA DO LP!!! IMAGINEM UM LP ONDE O PRÓPRIO ARTISTA DIZ NA CAPA NÃO TER GOSTADO!! SÓ PODIA VENDER POUCO MESMO!! EU PARTICULARMENTE...

Master's Apprentices - Nickelodeon (1971 Australian Hard Rock Bluesy)

AUSTRALIAN BAND HIGH MUSIC QUALITY!! BANDA AUSTRALIANA DE ALTA QUALIDADE MUSICAL!! O DISCO GRAVADO AO VIVO NO NICKELODEON THEATRE EM DEZEMBRO DE 1970 JÁ COMEÇA COM UM PETARDO HARD ROCK VISCERAL E PODEROSO!! SEGUE COM "EVIL WOMAN" UM HARD ROCK BLUES COM 13 MINUTOS DE DURAÇÃO QUE É UMA OBRA PRIMA!! BEM, AS DEMAIS FAIXAS SEGUEM A MESMA LINHA COM ALGUMAS PASSAGENS MAIS LEVES, MAS O PREDOMÍNIO É O HARD ROCK MESCLADO COM BLUES AO ESTILO SETENTISTA E FEITO COM MAESTRIA!! CERTAMENTE ESTE É UM DOS GRANDES DISCOS DESTE ESTILO!! VENENO ALTAMENTE RECOMENDADO!! NÃO SÓ DE CANGURU VIVE A AUSTRALIA!! A highly-rated band who formed in Adelaide in 1965. Their diverse musical styles ranged from R'n'B to psychedelic rock to heavy rock. They were one of Australia's most popular bands of the sixties and their talent has continued to be recognised to this day.They formed out of the instrumental outfit The Mustangs who started playing raucous R'n'B material penned by their...