quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

OS MUNDI - 43 Minuten (1972 German Krautrock)


OS MUNDI FOI CONSIDERADA A PRIMEIRA BANDA DE ROCK DE BERLIM!!! FICOU MUITO CONHECIDA PELO SEU PRIMEIRO E OUSADO ÁLBUM CHAMADO "LATIN MASS"!!! MAS AQUI NESSE SEGUNDO ÁLBUM NÃO TEM NADA PARECIDO!!! ENQUANTO O PRIMEIRO ERA NA MESMA VIBE DO QUE FEZ A BANDA "ELECTRIC PRUNES" COM "MASS IN F MINOR", OU SEJA, COMO UMA MISSA ÁCIDA E PSICODÉLICA, AQUI NESSE ÁLBUM POSTADO TEMOS UMA LINHA DO KRAUTROCK DOS ANOS 70, MAIS JAZZ ROCK, COM GUITARRA PESADAS, MELODIAS COM FLAUTAS, SAX, VIOÃO, CONGAS, BONGÔS, ORGAN, TUDO NA LINHA PROG PSYCH E SE MISTURANDO MUITO BEM!!! RESUMINDO, É UM BOM KRAUTROCK DOS ANOS 70 QUE MERECE ESTAR AQUI ENTRE OS VENENOS PELA SUA BOA QUALIDADE E RARIDADE!!!

THE MUNDI WAS CONSIDERED THE FIRST BERLIN ROCK BAND !!! IT WAS VERY KNOWN FOR ITS FIRST AND BOLD ALBUM CALLED "LATIN MASS" !!! BUT HERE IN THIS SECOND ALBUM HAS NOTHING LIKE IT !!! WHILE THE FIRST WAS ON THE SAME LINE THAN THE "ELECTRIC PRUNES" BAND WITH "MASS IN F MINOR" DID IT BE, AS AN ACID AND PSYCHODELIC MASS, HERE IN THIS POSTED ALBUM WE HAVE A KRAUTROCK LINE FROM THE 70'S, MORE JAZZ ROCK, WITH HEAVY GUITAR, MELODIES WITH FLUTES, SAX, GUITAR, CONGAS, BONGOS, ORGAN, EVERYTHING IN THE PROG PSYCH LINE AND MIXING VERY WELL !!! IN SUMMARY, IT'S A GOOD KRAUTROCK FROM THE 70'S THAT DESERVES TO BE HERE AMONG THE POISONS FOR ITS GOOD QUALITY AND RARITY !!!

Este grupo único, emergente de Berlim, gravou um par de excelentes álbuns no início dos anos 70 no difícil contexto alemão de guerra fria e ações extremistas de esquerda e nas primeiras ações terroristas internacionais (Olimpíadas de Munique) e, em um futuro muito próximo, o primeiro crise do petróleo que prejudicará a economia da Europa Ocidental. Inevitavelmente, a maioria dos jovens alemães era politizada e, como a grande maioria, os membros tinham simpatias de esquerda, o que você encontrará em suas letras. Os Mundi's (em latim para nascimento do mundo) nasceu em meio aos protestos de Berlim e ao futuro condenado à prisão de duas bandas de adolescentes se fundindo e poderia ter uma formação de até 12 músicos, incluindo uma seção de sopro de três homens e um violoncelista. Isso levou ao seu álbum de estreia tomando uma missa católica no reino do rock, mas eles decidiram cantar em latim. Após este início bastante único, o segundo álbum pode parecer menos inspirado com um título relacionado à sua duração e uma capa muito suave.

Este segundo álbum foi lançado em seu novo selo Brain (na seção progressiva do Metronome) e produzido pelo inevitável Conrad Plank, mas a essa altura, eles não eram mais que um septeto. Neste álbum, Os Mundi criaram um jazz-rock bastante único, misturando rock, jazz, psicodelia, que sai particularmente justo, considerando a formação variada dos seus membros (do clássico ao free-jazz e grupos beat) e influências. Presa entre Colosseum, Chicago, Santana e Weather Report, a composição vem principalmente do guitarrista Udo Amdt e do baterista Christoph Busse (ambos do mundo do beat/rock, o último lidando principalmente com letras), mas a sensação geral da música é bem jazz, com letras políticas fortes, o que reflete os tempos difíceis. Geralmente a música é uma atmosfera muito agradável e positiva, contrastando com os textos, mas no geral, por causa da sensação “leve”, você pode facilmente pular a letra caso o conteúdo não seja “do seu jeito”. Violoncelos, flautas, sax, violão fuzz, congas, bongôs, órgan e até telefones, contribuem para a boa música, onde não há momentos de fraqueza e muitos momentos emocionantes (o solo de flauta de psych-jazz na faixa CHILDREN'S GAMES, que é um dos destaques do álbum, soa como Thijs Van Leer entre outros), torna este álbum uma pequena joia do início dos anos 70.


Udo Arndt (guitar, vocals)
Christoph Busse (drums, vocals)
Dietrich Markgraf (flute, saxophone)
Andreas Villain (bass)
Buddy Mandler (bongos, congas, bell, drums, vocals)
Raimund "Mikro" Rilling (cello, bass)
Erik (acoustic guitar)
Conny Plank (guitar)

Question Of Decision (07:42)
2 Triple (05:09)
3 Missile (03:06)
4 It's All There (04:14)
5 Isn't It Beautiful 7/8 (02:19)
6 But Reality Will Show (06:32)
7 Children's Games (08:01)
8 Erstickubungen (06:22)
9 Fortsetzung Folgt (01:15)

Nenhum comentário: